Como fã declarada da França, não podia deixar de celebrar a língua do amor. Em março teve o Dia Internacional da Francofonia, essa data foi criada para homenagear a língua francesa, afinal existem mais de 369 milhões de pessoas no mundo que falam francês! Então porque não celebrar, falando um pouco sobre uma banda do país? Bem conhecida por lá, vou introduzir a vocês o grupo BB Brunes!
BB Brunes nasceu na cidade luz, Paris, em 2000 com os amigos Adrien Gallo, Raphaël Delorme e Karim Réveillé. No começo, eles se denominavam os Hangover. Depois de um tempo e muitos aprendizados com a gravadora que tinham assinado, eles mudaram seu nome para BB Brunes.
Brune significa morena, mas a tradução não tem muita relação com a banda, além da coincidência de ser a cor de cabelo de todos os integrantes. A nominação veio na verdade de algumas inspirações, entre elas de uma avenida de Paris, chamada Boulevard Brune, da canção La Dame Brune, da cantora Barbara e principalmente da música Initials BB, do icônico Serge Gainsbourg.
O artista é uma das grandes influências da banda. As composições dos morenos, têm características de pop rock dos anos 50 e 60, além de admirarem outros músicos como Jacques Dutronc, The Clash, David Bowie, Ray Charles, Amy Winehouse, Green Day, The Strokes e The Libertines.
Começaram a ganhar fama nos reality shows Star Academy e Nouvelle Star, dois programas da televisão francesa onde as bandas competem, quase como um Superstar. Com essa oportunidade, eles puderam compartilhar com a França suas melodias.
A primeira música que BB Brunes lançou, foi Le Gang, em 2006. Logo em seguida, Raphael saiu do grupo para tentar carreira solo a a banda continua até hoje com Adrien Gallo, Karim Réveillé, Félix Hemmem e Berald Crambes. Após a saída dele, o álbum de estreia da banda foi lançado. Denominado Blonde Comme Moi, o disco é o meu favorito e lembra um pouco as músicas mais agitadas de The Libertines.
Essa semelhança é com certeza uma grande admiração dos meninos, já que em seu terceiro álbum, Long Courier, de 2012, eles fizeram uma parceria com Carl Barat, um dos vocalistas do Libertines! Fora ele, o disco que tem um som mais pop, também contou com a participação da cantora e modelo Vanessa Paradis, entre outros artistas.
BB Brunes já tem quatro trabalhos na sua discografia. Além de Blonde Comme Moi e Long Courier, gravaram Nico Teen Love, de 2009 e Puzzle, de 2017. Em 2010 eles lançaram um EP com versões das suas músicas em inglês e chegaram até a apresentar algumas no filme francês Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade. A participação da banda no cinema não parou por aí. Eles gravaram uma música para a saga Crepúsculo. A canção Cavalier Noir fez parte da trilha sonora do segundo longa, Lua Nova, o que só trouxe mais atenção dos jovens para o grupo.
https://www.youtube.com/watch?v=tFS3pDGbz78&feature=youtu.be
Atualmente, BB Brunes acabou de lançar seu novo single Visage, que ao que tudo indica vai fazer parte de seu quinto álbum. Especulações a parte, eles gostam de experimentar e seu som vem sempre se reinventando, ao ser comparado com o início de carreira. Mesmo com as diferenças, eles continuam agitando e conquistando os franceses e amantes da francofonia ao redor do mundo!