Backengrillen: membros do Refused anunciam banda de “death jazz”

Backengrillen: membros do Refused anunciam banda de “death jazz”

Os suecos do Refused estão encerrando as atividades em 2025, mas três integrantes da banda de hardcore já estão trabalhando em outro projeto. Backengrillen é um novo grupo formado pelo vocalista Dennis Lyxzén, o baixista Magnus Flagge e o baterista David Sandström ao lado do saxofonista Mats Gustafsson.

O álbum de estreia autointitulado já foi anunciado e está previsto para ser lançado em 23 de janeiro pela Svart Records. O material composto por somente cinco faixas promete se inspirar na improvisação do free jazz para criar um “punk experimental” ou um “doom jazz”.

Em uma nota sobre o trabalho, o Backengrillen descreve o próprio som como “um hino ao caos e à destruição”. Além disso, eles já se posicionam como uma banda “antifascista, antirracista de free form death-jazz em memória de Lars Lystedt (trombonista de jazz sueco)”.

Influência de Little Richard e doom metal no som do Backengrillen

O Backengrillen gravou todo o álbum de estreia em apenas três dias, gerando o que eles definem como “música crua, estúpida e instintiva”. Segundo a banda, o material traz influências que vão de The Cramps, Little Richard, Misfits e Can a músicos de jazz como Albert Ayler e John Zorn.

O curioso grupo também divulgou o primeiro single: “A Hate Inferior”. A faixa com 10 minutos de duração reflete bem a proposta do projeto de “pegar um riff de death/doom metal ou noiserock e tocá-lo até que perca o sentido, depois desmantelar por completo”.

Uma pequena curiosidade: o nome do álbum “The Shape of Punk to Come” do Refused foi inspirado em “The Shape of Jazz to Come” do músico de free jazz Ornette Coleman. Aparentemente, os músicos da banda sueca estão “voltando às origens” no novo projeto.

Separe um tempo para ouvir “A Hate Inferior” do Backengrillen: