Ícone do site Blog n'Roll

Brilliant Adventure (1992 – 2001), quinto box digital de David Bowie, está entre nós

David Bowie está com mais um box digital disponível nas plataformas de streaming. Brilliant Adventure (1992 – 2001) é o quinto de uma série de boxes digitais que repassam sua carreira desde 1969. Em 7 de janeiro, um dia antes do aniversário de Bowie (completaria 75 anos de idade), o sexto box digital Toy (Toy:Box) será lançado.

O mais recente de uma série de boxes digitais premiados e aclamados pela crítica, Brilliant Adventure (1992 – 2001) vem com um total de 131 músicas. Em resumo, inclui novas versões remasterizadas, com contribuições dos produtores e colaboradores originais de alguns dos materiais mais experimentais de Bowie.

Aliás, a tracklist conta com Black Tie White Noise, The Buddha of Suburbia, Outside Earthling e Hours…, junto com o álbum expandido BBC Radio Theatre London, June 27, 2000, a compilação de versões alternativas / lados B e trilha sonora Re:Call 5, e o inédito Toy.

Publicidade

Toy foi gravado após a performance triunfante de David em Glastonbury em 2000. Bowie entrou no estúdio com sua banda, Mark Plati, Sterling Campbell, Gail Ann Dorsey, Earl Slick, Mike Garson, Holly Palmer e Emm Gryner, para gravar novas interpretações de músicas gravadas entre 1964 a 1971.

David planejou gravar o álbum de modo old school, com a banda tocando ao vivo, escolhendo as melhores versões e então lançá-lo o mais rápido possível. Infelizmente, em 2001, o conceito de lançamento surpresa de um álbum e a tecnologia para apoiar isso ainda demorava alguns anos, tornando impossível o lançamento imediato de Toy.

Entretanto, David faria o que fez de melhor: prosseguiu para algo novo, que começou com um punhado de novas músicas das mesmas sessões de gravação que por fim acabaram se tornando o álbum Heathen, lançado em 2002 e considerado como uma das melhores fases de Bowie.

Toy é momento de alegria em Brilliant Adventure

Agora, vinte anos depois, o co-produtor Mark Plati afirma que “Toy é um momento no tempo capturado em um âmbar de alegria, fogo e energia. É o som de pessoas felizes em estarem tocando música. David revisitou e reexaminou seus trabalhos de décadas anteriores através de prismas de experiência e novas perspectivas – um paralelo que não passou despercebido por mim, pois agora o revisito vinte anos depois. Às vezes, ele dizia: ‘Mark, esse é o nosso álbum’. Acho que por saber que eu estava profundamente envolvido com ele naquela jornada. Estou feliz de finalmente poder dizer que agora o álbum pertence a todos nós”.

Publicidade

As sementes de Toy foram plantadas pela primeira vez em 1999 durante a produção de um episódio de VH1 Storytellers. David queria performar algo de sua carreira pré-Space Oddity. Então ele voltou a 1966 e tirou o pó de Can’t Help Thinking About Me pela primeira vez em 30 anos. Por fim, a música permaneceu na setlist da curta turnê promocional do álbum hours… e, no início dos anos 2000, David e o produtor Mark Plati compilaram uma lista de algumas das primeiras músicas de Bowie para regravação.

Sair da versão mobile