O músico santista Danilo Nunes e seu carrossel de baco serão uma das atrações do Juntos Pela Vila Gilda. Com 20 anos de estrada, ele acredita na música como expressão cultural e na importância do evento.
Nunes também ator e historiador. Unindo diferentes formas de suas artes, lançou os discos Danilo Nunes e carrossel de baco (2010), Os Brasis de minha ilha (2015) e Barracos (2019).
Entre suas referências musicais, estão Zellus machado, Luís Claudio dos Santos, Jair de Freitas e Zé Virgílio, músicos da região que cresceu ouvindo e admirando.
Com relação a sua carreira e experiência musical, Danilo Nunes confia em seu amadurecimento artístico. “Você vai adquirindo uma certa maturidade tanto artística quanto pessoal”.
“Essa experiência social, de vida, vai acontecendo com o tempo, e obviamente você vai compondo mais, vai criando mais. As referências da arte são referências humanas”, completa.
Reinventando-se na pandemia
Nunes tem utilizado as plataformas de streaming na divulgação de seus trabalhos, e considera importante se adequar ao meio digital.
“Ser artista é já aderir a significação de reinvenção o tempo inteiro. O processo da pandemia vem fazendo com que a gente tome propriedade dessas ferramentas”.
“Streaming, tecnologias, a gente negou muito disso por muito tempo, e precisa estar antenado ao que está acontecendo”. O cantor também ressalta a importância de ter políticas públicas de incentivo aos artistas e a cultura.
Ação e Arte no Dique
Danilo Nunes é ativo no projeto Arte no Dique, e possui uma ligação muito forte com o projeto. O sentimento é ainda maior com a comunidade, especialmente com as crianças e demais músicos.
“Eu tenho muito orgulho de fazer parte de tudo isso, de falar desse projeto, desse lugar. Sou muito feliz de estar junto dessas pessoas”. Segundo o artista, a comunidade do Dique da Vila Gilda tem uma carga cultural gigantesca.
“Cê vê que mistura interessante e o quanto de carga cultural essa comunidade tem. Não me surpreende uma criança chegar lá, pegar um tambor e na hora de tocar ter uma facilidade imensa, porque tem uma cultura. Faz parte da sua vida e sua ancestralidade”.
Pela proximidade com a comunidade do Dique, Nunes fica muito feliz em participar do lineup do Juntos Pela Vila Gilda. “Me sinto muito privilegiado e agradecido em poder participar. A gente faz essa ação pra auxiliar alguém, mas eu acho que a gente se ajuda muito mais. É um evento de extrema importância e muito necessário”.