Nossas redes

O que você está procurando ?

Juntos Pela Vila Gilda

Entrevista | Wiseman: “Arte é vida. Arte é política e bem-estar”

A programação do Juntos Pela Vila Gilda tem vários nomes independentes que merecem sua atenção. Um deles é a banda paulistana Wiseman, que possui uma sonoridade carregada de influências de alto nível dos anos 1990.

Composta por Thiagones (voz e guitarra), Luiz Chagas (bateria) e Paulo Sepúlvida (baixo), a banda nasceu em meados de 2013. Lançou a primeiro demo Reflex em 2014 e também um EP promocional em 2016.

Apesar de carregar a influência de Nirvana, Seaweed, Quicksand, Farside e outras, o som do Wiseman não soa datado. Ao contrário, a banda trabalha bem as influências para entregar algo original.

Publicidade

“Não queremos fazer músicas tipo banda X ou Y. Montamos, arranjamos, compomos os sons da forma que achamos que irão soar bem”, diz Thiagones.

“As influências fazem parte da gente e obviamente estarão em nosso trabalho, mas não buscamos soar similar a elas, sabe?”, complementa.

O álbum Mind Blown

Em 2018, o Wiseman lançou seu primeiro álbum, Mind Blown, trazendo à tona um som denso, pesado e consideravelmente “sujo” e distorcido com vocais transitando entre belas melodias, gritos rasgados cheios de fúria e agressividade.

O álbum possui dez faixas gravadas em inglês e a temática de não tolerar qualquer tipo de preconceito, como também não mais se submeter aos velhos preceitos e dogmas.

Publicidade

O vocalista Thiagones reflete sobre as questões que englobam o mundo nos dias de hoje.

“A vida é feita de ciclos. Estes ciclos acabam se repetindo principalmente quando não aprendemos com o passado. O que acontece no Brasil (especificamente, pois é aonde temos a vivência) é meio que isso. O país nunca enfrentou o passado da ditadura, nunca puniu ninguém, ou corrigiu os rumos que a escravidão deu às vidas dos descendentes do povo negro. Nunca. Sempre foi no jeitinho”.

“Aboliram a escravidão. Deixaram os escravos à própria sorte, enquanto os colocavam sistematicamente à margem da sociedade. O resultado disso é esse populismo frouxo e tosco, que hoje flerta com o fascismo”.Thiagones, vocalista e guitarrista do Wiseman

Para ele, nunca houve uma educação realmente libertadora, que proporcionasse um direcionamento sobre o que é cidadania para o povo, bem como ensinasse senso de comunidade.

O vocalista acredita que enquanto o país se negar a aprender e corrigir os problemas do passado, não teremos um futuro.

Publicidade

Por fim, Mind Blown contou com a produção e mixagem de Ali Zaher Jr e Thiago Babalú. Sua masterização foi feita em Los Angeles por Nick Townsend, que já trabalhou com bandas renomadas como Paramore.

Ouça Factory Floor:

Wiseman e os desafios da pandemia

Antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, a banda tinha iniciado seus trabalhos para o desenvolvimento do novo álbum. Entretanto, com o presente momento, estão replanejando não somente o cronograma do grupo, como também suas vidas pessoais.

Sendo assim, a banda acredita que a retomada aos palcos deve começar a acontecer nos próximos meses, visando 2021.

Publicidade

“O problema vai ser: as pessoas ainda estão interessadas em shows underground? Esse é um questionamento que vem desde muito tempo. Shows vazios, cenário com pouca rotatividade de atrações em eventos de maior porte”, comenta Thiagones.

“Esse vai ser o grande desafio do underground em 2021: atrair pessoas para esse rolê independente. Talvez as coisas migrem em parte para o ambiente virtual. Veremos…”

Wiseman no Juntos Pela Vila Gilda

Para o Juntos Pela Vila Gilda, a banda está preparando dois sons épicos de épocas diferentes, mas que possuem a mesma energia – claro, em um formato homeoffice e acolhedor.

Em síntese, eles acreditam que a participação e união dos artistas é algo muito importante para a causa.

Publicidade

Arte é vida. Arte é política e bem-estar. Neste momento que o país atravessa, com essa quadrilha que está (des) governando o país, mais do que nunca somos nós por nós. Se não fizermos, eles não farão. Logo, se cada banda, artista, performer puder fazer um pouco, juntando tudo, será muito”, finaliza Thiagones.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos