O que você está procurando?

Geral

Warped Tour: o maior festival itinerante de punk começa domingo

Começam neste domingo (2) as comemorações dos 25 anos da Warped Tour. Evento tradicional para os fãs de punk rock e hardcore foi por muitos anos a maior itinerante do mundo. Ciclo que se encerrou no ano passado.

Entretanto, são poucos os eventos que possuem um quarto de século cheio de histórias e curiosidades. Inúmeras bandas construíram sua base de fãs rodando os Estados Unidos de ponta a ponta durante o verão. Bem como, o festival conseguiu aproximar ainda mais os artistas e o público.

Com muitas curiosidades e fatos interessantes, chegou a hora de conhecer um pouco mais da fantástica Warped Tour! Está pronto para isso?

Continua depois da publicidade

História

Criada em 1995 por Kevin Lyman, a Warped Tour tornou-se rapidamente um dos principais eventos do verão americano. A princípio, o festival itinerante focava-se no rock alternativo, nos moldes do Lollapalooza original. No entanto, logo ele passou a ser um evento destinado para os fãs de punk rock, hardcore e suas vertentes.

O nome Vans Warped Tour só apareceu em 1996, quando a marca de tênis e skate assumiu o posto de patrocinadora oficial. Como sabemos, a parceria dura até as edições atuais e sem dúvidas ajudou a popularizar a marca entre os fãs de punk rock. E naturalmente, virou um dos poucos símbolos de contracultura nos anos 90.

Entretanto, com o passar dos anos o público do evento começou a se diversificar, bem como os artistas convidados. Desta maneira, o rock alternativo, o metal, o metalcore, o rap e o hip hop conquistaram espaço no lineup. Por exemplo, em 1999, o Black Eyed Peas e o rapper Eminem foram as primeiras atrações não rotuladas como “punk”.

Além dos Estados Unidos

A partir de 1998, a Warped Tour ampliou seu giro para um nível internacional. Além de fazer paradas nos Estados Unidos e Canadá, ela se expandiu para a Austrália, Japão e alguns países da Europa.

Continua depois da publicidade

Em 1999, também houve uma edição especial no Havaí durante o ano novo. Anos depois, em 2014, o festival também fez sua primeira parada no Alasca.

Bandas revelações

Ao longo destes 25 anos de turnês, o evento foi fundamental para lançar grandes bandas de diferentes gêneros. blink-182, Deftones, Sum 41, Limp Bizkit, My Chemical Romance, No Doubt, Sublime, Fall Out Boy, Paramore e até mesmo Katy Perry conquistaram um grupo considerável de fãs durante as paradas do festival.

Mudanças no formato

Em 2018, Kevin Lyman anunciou mudanças no formato da Warped Tour. Neste mesmo ano, foi a última edição do evento como “cross country”. Ou seja, rodando diversas cidades ao redor dos Estados Unidos. O que para muitos foi encarado como o fim do festival.

Contudo, a edição de 2019 terá apenas três paradas em locais bem específicos. Continue com a gente para saber mais!

Continua depois da publicidade

Lineup 2019

Em 2019, a Warped Tour terá três paradas e quase todas terão diferentes lineups. Por exemplo, a primeira será em Cleveland no Rock & Roll Hall of Fame no dia 2 de junho. Lá, as principais atrações serão Simple Plan, Emery e Chali 2Na & Cut Chemist.

Já entre os dias 29 e 30 de junho, a parada será em Atlantic City em Nova Jersey e com um enorme lineup. Sem dúvidas, os destaques ficam para o blink-182, Bad Religion, Good Charlotte, The Offspring e Simple Plan. Sem contar a volta do Man Overboard e Gym Class Heroes, bandas que conquistaram espaço na mídia por meio do festival.

Quase um mês depois, a Warped Tour acontecerá entre os dias 20 e 21 de julho em Mountain View, na Califórnia. Alguns nomes deixam o lineup, enquanto outros aparecem para somar. É o caso do NOFX, OFF, Sum 41, The Used e The Vandals. Ou seja, uma enorme celebração das diversas bandas de diversas fases do festival.

Para conferir o lineup completo de cada uma das paradas, clique aqui!

Continua depois da publicidade

Curiosidades

Em tantos anos de festival, obviamente o que não falta são curiosidades em relação a Warped Tour. Por exemplo, em todas as edições uma banda é escolhida para ser a BBQ Band. Ou seja, em troca de se apresentar no festival, os integrantes precisam preparar um (mega) churrasco para os outros artistas e a produção.

Não são apenas novatos que entram nessa brincadeira. Por exemplo, o Dropkick Murphys já foi um dos grupos que comandou as churrasqueiras durante suas participações. Sendo assim, não importa o quão famoso o artista seja, todos são tratados como iguais.

Em recente entrevista, Kevin Lyman revelou que a edição de 2005 foi a maior de todos os tempos até sua despedida em 2018. Isso fica claro ao ver o lineup que tinha como principais atrações Fall Out Boy e My Chemical Romance, bandas que viriam estourar nos anos seguintes.

Os maiores participantes

Outra curiosidade é lista gigante de artistas que participaram da Warped Tour. Contudo, algumas bandas certamente merecem uma medalha como o Less Than Jake que participou de 13 edições. Enquanto, o Simple Plan e Anti-Flag empatam em segundo lugar com 12 participações. Esse número já inclui as apresentações na edição deste ano.

Continua depois da publicidade

Brasileiros na Warped Tour

Apesar de ser um evento “culturalmente americano”, o Brasil já teve alguns representantes na Warped Tour. Em 1998, os Raimundos se apresentaram em uma das paradas da turnê pela Europa. Muitos anos depois, o Brothers of Brazil foi atração da versão americana em 2011.

Preços justos e interação

Um fator que ajudou na popularização da Warped Tour foi o valor dos ingressos. Por exemplo, a última edição teve o valor 45 dólares. Isso permitia que o público assistisse aos shows, bem como conhecer os artistas nas tendas espalhadas pelo local. Dessa maneira, criando uma maior interação entre os fãs e as bandas.

Talvez por isso, o evento chegou a registrar uma média de 600 mil pessoas a cada edição, cerca de 20 mil visitantes a cada parada. Um público que tinha como faixa etária entre 15 e 25 anos. Isso sem contar os pais, que muitas vezes podiam entrar de graça para acompanhar os filhos.

Shows Memoráveis

blink-182

No fim dos anos 1990 e no começo dos anos 2000 era quase impossível não associar o blink-182 a Warped Tour. De fato, Mark Hoppus e Tom DeLonge eram resumidamente o público que o evento alcançava. Seja no modo de se vestir ou na música que era feita. Talvez por isso, o trio foi atração de quatro edições.

Continua depois da publicidade

Depois de um longo tempo longe do evento, eles retornam para edição especial de 25 anos. Mas se a ideia é falar de shows memoráveis, basta uma rápida pesquisa no YouTube para encontrar apresentações completas da banda. No entanto, vamos com um vídeo de Dammit em 1997.

Green Day

Apesar de ser uma grande referência para a maioria das bandas que tocaram na Warped Tour, o Green Day só participou uma vez do festival. Entretanto, os shows na edição do ano 2000 foram bastante intensos.

Um exemplo disso é o fim do show em Montreal no Canadá. Mike Dirnt e Tre Cool destruindo o palco antes de Billie Joe Armstrong começar a tocar Good Riddance (Time of Your Life) em Montreal.

Paramore

Junto com o Fall Out Boy e My Chemical Romance, o Paramore pode ser considerado o melhor “case de sucesso” do festival. A primeira turnê de Hayley Williams e banda foi exatamente a edição 2005 da Warped Tour. Depois, eles ainda participaram mais cinco vezes e conquistaram cada vez mais fãs.

Continua depois da publicidade

Katy Perry

Bem antes de lotar estádios, a prova de fogo para Katy Perry foi se apresentar na Warped Tour em 2008 durante a divulgação do álbum One of the Boys. Anos depois, a cantora confessou em uma entrevista que participar da tour itinerante foi importantíssimo para sua postura em cima dos palcos.

Pennywise

No ano passado, o Pennywise foi responsável por fazer a última apresentação da Warped Tour no seu formato “cross country” tradicional. Curiosamente, a banda era um dos artistas revelações da primeira edição em 1995. Para aqueles não puderam estar em West Palm Beach para ver o fim de uma era, o show foi transmitido na íntegra por streaming.

Obviamente, o momento mais marcante do set foi quando o quarteto tocou o clássico Bro Hymn com o palco lotado de músicos, membros da produção e fãs. Tente não se emocionar com a última música apresentada no festival!

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

O Concha Rock Santos apresenta, neste domingo (24), os shows acústicos das bandas santistas Suburbia e SubPop, que vão agitar o palco da Concha...

Agenda

O Bangers Open Air, que acontecerá nos dias 2 (Warm-Up), 3 e 4 de maio de 2025, no Memorial da América Latina, em São...

Gringolândia

A banda de punk rock norte-americana Bomb Cats lançou o EP Move On. A banda é um prato cheio para fãs de artistas clássicos...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos