Esse álbum quase vem com um selo de garantia de qualidade pregado em sua arte de capa. Os motivos são simples: a banda é de death metal e vem da Holanda. Alguma dúvida? Afinal, estamos falando de um país que já presenteou o mundo com nomes como Pestilence, Legion of The Damned, Gorefest, Asphyx e vários outros.
Formado em 1991 por Henri Sattler, único integrante original, o God Dethroned honra a tradição holandesa no estilo e nos brinda com Illuminati, seu décimo primeiro álbum de estúdio.
O estilo da banda atravessou por mudanças desde a estreia com o death metal rústico de The Christhunt (1992). O grupo passou a inserir de forma sutil mais melodias – ainda que obscuras – em seu som, entregando ao God Dethroned uma personalidade própria. Blackened death metal talvez seja o rótulo adequado ao tipo de proposta entregue pelos holandeses.
Independente de classificações, Illuminati é o trabalho mais bem produzido da carreira do God, vide faixas poderosas como a puramente death metal Satan Spawn, os blastbeats insanos da introdução de Blood Moon Eclipse, a épica Spirit of Beelzebub – que possuiu algo de Behemoth em seu refrão -, e as tétricas Gabriel e Eye of Horus.
Não é um álbum exatamente longo – 36 minutos -, porém o grupo dá o seu recado de forma eficiente, fazendo o ouvinte ir correndo acionar o play novamente. Tarefa aconselhável, pois só assim é possível sacar todas as nuançãs de Illuminati. Ouça já!
Illuminati
Ano de Lançamento: 2020
Gravadora: Metal Blade Records
Faixas:
1-Illuminati
2-Broken Halo
3-Book of Lies
4-Spirit of Beelzebub
5-Satan Spawn
6-Gabriel
7-Eye of Horus
8-Dominus Muscarum
9-Blood Moon Eclipse