CLÁUDIO AZEVEDO
Liderado por Karl Willets, ex-vocalista do legendário grupo inglês Bolt Thrower, o Memoriam já chega ao seu segundo álbum, The Silent Vigil, sucessor de For The Fallen (2016). A banda ainda conta com Scott Fairfax, guitarrista com passagem pelo também inglês Benediction. O resto do line-up é completado por Frank Healy (baixo) e Andrew Whale (bateria). A exemplo do debute, a história aqui permanece a mesma, ou seja, death metal pra lá de tradicional, com o material soando como os clássicos do início dos anos 1990, a chamada “era de ouro” do estilo.
Órfãos do Bolt Thrower encontrarão em The Silent…a sua redenção. O álbum remete aos melhores momentos dos animais ingleses, como os épicos In Battle There Is No Law (1988) e o excepcional The IV Crusade (1992), que é um daqueles álbuns que todos devem ter em sua playlist. E tome palhetadas abafadas, riffs cadenciados, clima de morbidez, cozinha ora rápida, ora marcante, e os inconfundíveis guturais de Karl, típicos do early death metal, ou seja, agressivos no último, porém sempre inteligíveis.
Destaques? Seria injusto citar apenas uma música, já que todas as nove faixas caminham pelo mesmo nível de qualidade. Mas preciosidades como a faixa-título – e sua mórbida intro -, a excelente abertura com Soulless Parasite e Bleed The Same, talvez a que mais lembre a ex-banda de Karl. Números que tornam The Silent Vigil audição obrigatória para os amantes do metal extremo. E mais um candidato na sua lista de melhores de 2018.
The Silent Vigil
Ano de Lançamento: 2018
Gravadora: Nuclear Blast
Faixas:
1-Soulless Parasite
2-Nothing Remains
3-From The Flames
4-The Silent Vigil
5-Bleed The Same
6-As Bridges Burn
7-The New Dark Ages
8-No Known Grave
9-Weaponizes Fear