Em meio a rumores de que a Disney irá transformar o livro Alta Fidelidade do autor inglês Nick Horny em uma série de TV, essa é uma boa hora para relembrar a adaptação cinematográfica lançada em 2000. E essa semana no Ouvi No Filme, vou falar da trilha sonora cheia de referências à música pop e ao rock alternativo dos anos 90 do filme dirigido por Stephen Frears.
Tanto o livro, quanto o longa conta a história de Rob Gordon (John Cusack), um homem com seus trinta e poucos anos e um longo histórico de relacionamentos mal sucedidos. Ele é um músico entusiasta e dono da loja de discos Championship Vinlyl, um dos principais cenários do filme.
Junto com os funcionários, o protagonista passa os dias tentando entender os motivos pelo o qual seu último relacionamento deu errado, julgando os gostos musicais dos clientes e criando listas de “cinco melhores” para qualquer assunto.
Por ter sido rodado bem na virada dos anos 90 para os anos 2000, a trilha sonora de Alta Fidelidade tem várias canções que “traduzem” aquela época. Ao mesmo tempo apresenta canções mais clássicas, que representam o gosto pessoal do personagem (e também to autor do livro).
Por isso que logo nos créditos iniciais temos You’re Gonna Miss Me do The 13th Floor Elevators. A faixa dos texanos do psychedelic rock abre também o disco de estreia do grupo, The Psychedelis Sounds of the 13th Floor Elevators. E logo vemos Gordon apresentando seu “top cinco de separações mais marcantes em ordem cronológica”.
Contando com a abertura, resolvi fazer meu “top cinco de cenas do Alta Fidelidade que acho engraçadas ou curiosas”, e que obviamente fazem referência a músicas. E uma das sequências que escolhi para essa lista acontece na Championship Vinlyl.
Gordon e seu funcionário Dick (Todd Louiso) estão ouvindo Seymour Stein, “a nova música” do Belle & Sebastian, quando Barry Judd (Jack Black) aparece cantando Rush e coloca a fita para as manhãs de segunda-feira. Ela começa com Walking On Sunshine de Katrina & The Waves. No diálogo que acontece a seguir, quebrando a quarta parede, o patrão explica ao público porque não demite o funcionário rebelde.
Uma outra cena com um ótimo fundo musical mostra as diferentes formas como os funcionários da Championship Vinlyl tratam os clientes. Ou são “agressivos” apresentando toda a discografia do Bob Dylan, ou explicam calmamente que Green Day teve influência do punk rock europeu.
Nessa sequência, Dick apresenta para uma cliente a banda irlandesa Stiff Little Fingers com a música Suspect Device. Mas logo Gordon pede para trocar o disco e colocar a faixa Dry the Rain do The Beta Band para deixar o pessoal mais à vontade dentro da loja.
Em um determinado momento do filme, Gordon decide que irá falar com todas as ex-namoradas que ele teve para tentar descobrir quais foram os seus erros nos relacionamentos. Nesse momento, conversando com o público, ele cita Bruce Springsteen e o próprio The Boss aparece em cena. Assim, o músico se torna um conselheiro e dá sua opinião sobre o que o protagonista deveria fazer.
Não tem como negar que Barry Judd, personagem de Jack Black, praticamente rouba a cena na maioria das suas aparições. E isso não é diferente quando ele se apresenta com a sua banda Sonic Death Monkey/Barry Jive and the Uptown Five para cantar Let’s Get In On do Marvin Gaye. Mostrando também que o ator sabe muito mais do que cantar metal no Tenacious D.
Esse foi meu “top cinco de cenas de Alta Fidelidade”, um filme cheio de referências musicais e que foge um pouco das tradicionais comédias românticas. Sem contar os diversos momento da quebra da quarta parede, quando Gordon conversa com quem está assistindo e isso é fantástico.
Em maio de 2000, uma trilha sonora foi lançada com apenas 15 músicas do longa. Mas ao todo, mais de 70 faixas são utilizadas durante o filme e dos mais diversos artistas. Joan Jett, Elton John, The Vaselines, Barry White, Chemical Brothers, Velvet Underground, Grand Funk Railrod, The Roots e De La Soul são apenas alguns dos artistas que colaboram.
Assim, fecho o Ouvi No Filme dessa semana apresentando o disco da trilha sonora e também uma playlist especial com as músicas extras de Alta Fidelidade. Espero que gostem e até a próxima.
https://open.spotify.com/user/12152231727/playlist/03Ao9Sij7qngh2X3z3YjAK?si=nuEf5VxhRpKqggfuBFmG5Q