O que você está procurando?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Alta Fidelidade: Top 5 das melhores cenas do filme

Em meio a rumores de que a Disney irá transformar o livro Alta Fidelidade do autor inglês Nick Horny em uma série de TV, essa é uma boa hora para relembrar a adaptação cinematográfica lançada em 2000. E essa semana no Ouvi No Filme, vou falar da trilha sonora cheia de referências à música pop e ao rock alternativo dos anos 90 do filme dirigido por Stephen Frears.

Tanto o livro, quanto o longa conta a história de Rob Gordon (John Cusack), um homem com seus trinta e poucos anos e um longo histórico de relacionamentos mal sucedidos. Ele é um músico entusiasta e dono da loja de discos Championship Vinlyl, um dos principais cenários do filme.

Continua depois da publicidade

Junto com os funcionários, o protagonista passa os dias tentando entender os motivos pelo o qual seu último relacionamento deu errado, julgando os gostos musicais dos clientes e criando listas de “cinco melhores” para qualquer assunto.

Por ter sido rodado bem na virada dos anos 90 para os anos 2000, a trilha sonora de Alta Fidelidade tem várias canções que “traduzem” aquela época. Ao mesmo tempo apresenta canções mais clássicas, que representam o gosto pessoal do personagem (e também to autor do livro).

Por isso que logo nos créditos iniciais temos You’re Gonna Miss Me do The 13th Floor Elevators. A faixa dos texanos do psychedelic rock abre também o disco de estreia do grupo, The Psychedelis Sounds of the 13th Floor Elevators. E logo vemos Gordon apresentando seu “top cinco de separações mais marcantes em ordem cronológica”.

Continua depois da publicidade

Contando com a abertura, resolvi fazer meu “top cinco de cenas do Alta Fidelidade que acho engraçadas ou curiosas”, e que obviamente fazem referência a músicas. E uma das sequências que escolhi para essa lista acontece na Championship Vinlyl.

Gordon e seu funcionário Dick (Todd Louiso) estão ouvindo Seymour Stein, “a nova música” do Belle & Sebastian, quando Barry Judd (Jack Black) aparece cantando Rush e coloca a fita para as manhãs de segunda-feira. Ela começa com Walking On Sunshine de Katrina & The Waves. No diálogo que acontece a seguir, quebrando a quarta parede, o patrão explica ao público porque não demite o funcionário rebelde.

Continua depois da publicidade

Uma outra cena com um ótimo fundo musical mostra as diferentes formas como os funcionários da Championship Vinlyl tratam os clientes. Ou são “agressivos” apresentando toda a discografia do Bob Dylan, ou explicam calmamente que Green Day teve influência do punk rock europeu.

Nessa sequência, Dick apresenta para uma cliente a banda irlandesa Stiff Little Fingers com a música Suspect Device. Mas logo Gordon pede para trocar o disco e colocar a faixa Dry the Rain do The Beta Band para deixar o pessoal mais à vontade dentro da loja.

Em um determinado momento do filme, Gordon decide que irá falar com todas as ex-namoradas que ele teve para tentar descobrir quais foram os seus erros nos relacionamentos. Nesse momento, conversando com o público, ele cita Bruce Springsteen e o próprio The Boss aparece em cena. Assim, o músico se torna um conselheiro e dá sua opinião sobre o que o protagonista deveria fazer.

Continua depois da publicidade

Não tem como negar que Barry Judd, personagem de Jack Black, praticamente rouba a cena na maioria das suas aparições. E isso não é diferente quando ele se apresenta com a sua banda Sonic Death Monkey/Barry Jive and the Uptown Five para cantar Let’s Get In On do Marvin Gaye. Mostrando também que o ator sabe muito mais do que cantar metal no Tenacious D.

Esse foi meu “top cinco de cenas de Alta Fidelidade”, um filme cheio de referências musicais e que foge um pouco das tradicionais comédias românticas. Sem contar os diversos momento da quebra da quarta parede, quando Gordon conversa com quem está assistindo e isso é fantástico.

Continua depois da publicidade

Em maio de 2000, uma trilha sonora foi lançada com apenas 15 músicas do longa. Mas ao todo, mais de 70 faixas são utilizadas durante o filme e dos mais diversos artistas. Joan Jett, Elton John, The Vaselines, Barry White, Chemical Brothers, Velvet Underground, Grand Funk Railrod, The Roots e De La Soul são apenas alguns dos artistas que colaboram.

Assim, fecho o Ouvi No Filme dessa semana apresentando o disco da trilha sonora e também uma playlist especial com as músicas extras de Alta Fidelidade. Espero que gostem e até a próxima.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Nesta sexta-feira (16), a partir das 20 horas, o Dantas Music Bar recebe as bandas Suburbia (Green Day Cover) e SubPop (Tributo ao Pop-Punk/Emo...

Gringolândia

O Green Day lançou o single Dilemma. A faixa inédita fará parte do 14º álbum da banda, Saviors, previsto para dia 19 de janeiro...

Gringolândia

O Green Day liberou o segundo single do novo álbum, Saviors. A faixa da vez é Look Ma, No Brains! A faixa, aliás, veio...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos