A grande estreia deste fim de semana é Homem-Aranha: De Volta ao Lar, filme que insere o Cabeça de Teia definitivamente no universo cinematográfico da Marvel. Apresentando uma nova versão de um dos personagens mais adorados dos quadrinhos, agora Peter Parker (Tom Holland) é um garoto de 15 anos no colegial do Queens em Nova York.
O menino se vê o tempo todo dividido entre as atividades escolares e as tentativas de se provar um herói para o seu mentor Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr). O filme tem um tom colegial dos anos 80 muito próximo aos filmes do diretor John Hudges (Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado) e apresenta o Spidey para uma nova geração.
Confira o trailer:
Em Homem-Aranha existe uma onda retrô que não apenas influencia na forma como o diretor Jon Watts conduz. A trilha sonora conta com muitos artistas dos anos 60, 70 e 80. Isso fica claro nas faixas selecionadas para o longa de bandas como A Flock Of Seagulls, Canned Heat e The English Beat.
Porém, quem rouba a cena são os Ramones. O clássico Blitzkrieg Bop aparece duas vezes durante o filme: uma vez ao apresentar o cotidiano do herói e depois nos créditos finais. A escolha da banda é uma referência bem interessante, pois tanto o quarteto punk quanto o personagem dos quadrinhos são do Queens.
Vale lembrar que os Ramones fizeram uma versão para o tema do Homem-Aranha nos anos 90. Uma pena que a produção do filme não a utilizou, mas Blitzkrieg Bop representou bem esses dois “universos”.
Ao som dos riffs de guitarra de Can’t You Hear Me Knocking dos Rolling Stones, o público conhece o vilão Adrian Toomes/Abutre (Michael Keaton). A faixa realmente acrescenta um tom bem interessante para a cena e mostra o contraste entre o herói e o antagonista do filme. Além de incluir mais uma banda clássica à playlist do filme.
https://youtu.be/IEquib8VmQo
O score original de Homem-Aranha foi composto por Michael Giacchino e as faixas seguem a mesma linha do tom do filme. É possível sentir uma influência dos anos 80 e dos grandes temas dos blockbusters daquela época. Apesar disso, ele transformou a famosa canção utilizada na abertura da animação para TV dos anos 60 em algo épico e nostálgico.
No geral, a trilha sonora original consegue transmitir bem as emoções do filme. Tem temas que passam a sensação de heroísmo, outros que deixam claro a tensão no ar quando o vilão surge na tela. E tudo isso com arranjos orquestrados impressionantes.
Monumental Meltdown é uma das canções que apresentam todas essas variações em 5 minutos. Dos momentos de tensão para salvar o dia ao alívio de dever cumprido do herói.
https://youtu.be/phdvWP2g7FE
Homem-Aranha: De Volta ao Lar é um filme divertido e apresenta um personagem mais inocente e até mesmo inexperiente. Ele também apresenta ótimas referências aos clássicos do cinema dos anos 80. Seja em seu roteiro ou na trilha sonora.
Apesar de ser chato para alguns fãs ver seu herói preferido sendo apresentado novamente nas telonas, essa versão mais atualizada do amigão da vizinhança consegue atingir o público mais jovem como a Marvel deseja. E para os mais velhos, fica um ótimo gosto de nostalgia.
Escute a trilha de Michael Giacchino: