O que você está procurando?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Juno: O indie e folk como trilha sonora de uma gravidez na adolescência

Estrelado por Ellen Page e Michael Cera, Juno completa dez anos do seu lançamento no próximo mês. Ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original, o longa que mistura comédia e drama caiu no gosto de várias pessoas que estavam na adolescência na época do seu lançamento.

O filme apresenta a garota Juno MacGuff (Page) que descobre estar grávida do seu colega de colegial Paul Bleeker (Cera). Jovem demais para cuidar de um bebê, ela decide dar a criança para adoção e encontra um casal interessado em ficar com o pequeno. Assim, o público acompanha a toda gravidez da adolescente de 16 anos, seus dilemas e pensamentos.

Continua depois da publicidade

Tudo isso de forma bem romântica e bem humorada, como você pode ver no trailer:

Juno se passa em Minnesota, estado na região centro-oeste dos Estados Unidos. Talvez por isso, a trilha sonora do longa tem bastante indie folk com espaços para o indie rock. Todas as canções refletem o gosto pessoal da protagonista. Isso fica muito claro nos créditos iniciais. A incrível animação que apresenta um pouco da vida de Juno tem como tema de fundo All I Want Is You do músico e escritor Barry Louis Polisar.

Continua depois da publicidade

Ellen Page teve uma grande influência na escolha das faixas que fazem parte do filme. Segundo o diretor Jason Reitman, a atriz apresentou para ele e a roteirista Diablo Cody canções que considerava fazer o perfil da personagem. Entre elas, estavam músicas de Kimya Dawson, vocalista da banda The Moldy Peaches.

“Entrei em contato com Kimya Dawson e ela começou a me enviar mais coisas do trabalho dela que era lindo. E então ela se tornou uma grande parte da trilha sonora”, contou Reitman em entrevista. O álbum conta com seis faixas da cantora, incluindo Tree Hugger que aparece na cena abaixo.

Como dito anteriormente, o longa tem várias faixas com influência do folk e do indie. E Sea of Love de Cat Power é uma dessas canções que se encaixam perfeitamente no contexto da cena. Sem dar muitos spoilers, ela é executada logo após Juno dar luz ao bebê e estar sendo confortada por Bleeker. Uma sequência muito linda e emocionante.

Continua depois da publicidade

Provavelmente a cena mais conhecida de Juno é o dueto do casal. Após ouvir a versão original de Anyone Else But You do The Moldy Peaches, a roteirista Diablo Cody resolveu encaixa-la no longa. Ela acreditava que combinava com o relacionamento desenvolvido pelos personagens durante o filme.

A sequência foi gravada no último dia de gravações e a própria Kimya Dawson ajudou nos ensaios, passando os acordes para os atores. E segundo a cantora, a versão da dupla foi melhor que a original.

Continua depois da publicidade

Entre as canções compostas por Kimya Dawson, a trilha sonora de Juno consegue encaixar outros artistas bem conhecidos do grande público. The Velvet Underground, Belle & Sebastian, The Kinks e Sonic Youth são alguns dos nomes que aparecem no álbum.

Para quem gosta de um som mais calmo e tranquilo, a trilha de Juno é uma seleção perfeita. Ótima para aproveitar aquele momento para relaxar e esquecer um pouco do mundo. Escute:

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

C6 Fest

O que pouco pode ser discutido acerca das duas edições do C6 Fest é sua curadoria. Os organizadores, desde a primeira edição, mostram-se atentos...

Agenda

A banda escocesa Belle & Sebastian cancelou os dois shows que aconteceriam no Brasil, dia 9 de dezembro, na Audio, em São Paulo, e...

Agenda

Marcado para a próxima quarta-feira (12), no Centro Esportivo Tietê, em São Paulo, o Popload Festival revelou os horários dos shows. Além disso, anunciou...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos