Nossas redes

O que você está procurando ?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Jurassic Park: Os temas da franquia pré-histórica

Os dinossauros estão de volta aos cinemas com Jurassic World: Reino Ameaçado, o quinto filme da franquia. O longa também celebra indiretamente os 25 anos do lançamento de Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (1993), o primeiro “episódio” da série que se tornou um dos clássicos da sétima arte.

Com temas que já fazem parte da cultura pop, o Ouvi No Filme desta semana vai relembrar algumas das canções mais famosas da franquia. E como sempre, revelar algumas curiosidades sobre cada uma delas. Mas antes, confira o trailer da estreia jurássica da semana:

Publicidade

A Origem do DNA

Em 1993, Steven Spielberg adaptou o livro de ficção científica O Parque dos Dinossauros do americano Michael Crichton. A temática é simples: um bilionário e um pequeno time de cientistas descobrem uma maneira de clonar antigos dinossauros e assim criar um parque temático na ilha fictícia de Isla Nublar. Porém, como todos sabem, tudo sai fora do controle durante a visita dos primeiros convidados.

Para criar a trilha sonora, Spielberg convidou o parceiro de longa data John Williams para compor os temas. Todo processo foi realizado no famoso Skywalker Ranch enquanto a edição de som do filme era realizada. O que fez o maestro se inspirar nos sons dos dinossauros para criar as faixas, que segundo ele mesmo foram “um esforço robusto e barulhento”.

Apesar dessa referência, Williams conseguiu mesclar a fúria dos animais pré-históricos com algo mais leve e aventureiro. Sem dúvidas, todos associam Theme from Jurassic Park a qualquer tipo de dinossauro e uma aventura em uma ilha na América Central.

Publicidade

Mais profundo e obscuro

Devido ao sucesso do primeiro filme, a sequência inspirada nos livros de Michael Crichton era previsível. Em 1997, Spielberg dirigiu O Mundo Perdido: Jurassic Park, e novamente John Williams foi escolhido para escrever os temas. E assim como o roteiro do filme, as canções possuem tons mais sombrios e menos fantasiosos que o primeiro longa.

O maestro evitou utilizar os temas do score anterior, apesar de pegar “emprestado” determinados arranjos do material. Sempre adaptando para atmosfera da sequência e utilizando de instrumentos de percussão tribais, como congas, bongos e “tambores de selva”. Algo que pode ser escutado bem discretamente em The Lost World Theme.

Publicidade

Continuação sem novidades

Na virada do século tivemos mais um longa da franquia. Apenas batizado de Jurassic Park III, a produção passou por algumas mudanças. Spielberg passou a atuar apenas como produtor e o veterano Joe Johnston assumiu a direção do roteiro escrito por Crichton. Assim como o experiente Don Davis assumiu o posto de compositor da trilha sonora.

Contudo, o compositor ficou bastante preso aos trabalhos anteriores de John Williams. Ele reutilizou muitos dos temas e as canções originais tiveram forte inspiração no material do primeiro longa. Ou seja, um score sem muita personalidade e cheio de repetições de “fórmulas” como em The Dinosaur Fly-By. O que foi bem triste para a franquia, mesmo que bem nostálgico para os fãs.

O Recomeço

Assim como muitas franquias nos últimos anos, em 2015 foi a vez de Jurassic Park sofrer um reboot e se transformar em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros. Mais uma vez com a produção de Spielberg, o longa segue um roteiro original e foi dirigido por Colin Trevorrow.

Publicidade

Michael Giacchino foi convidado para escrever os temas do filme. E por curiosidade, o compositor havia trabalhado com esse universo em outras oportunidades, pois foi responsável pelos scores dos jogos The Lost World: Jurassic Park (1997) e Warpath: Jurassic Park (1999). O que “simplificou” seu trabalho.

O músico buscou referências no material original de John Williams, ao mesmo tempo em teve liberdade para modernizar o trabalho. Raptor Your Heart You é um exemplo disso. Ou seja, trouxe o tom de nostalgia para os fãs da franquia e algo mais jovial para os jovens que ainda não conhecia os filmes.

O Retorno do Especialista

E não podemos deixar de falar do mais recente lançamento da franquia. Dirigido pelo espanhol J.A. Bayona, Jurassic World: Reino Ameaçado acaba de chegar aos cinemas. Ainda é cedo para falar do material, mas sua trilha sonora já está disponível nas plataformas de streaming.

Publicidade

Michael Giacchino retorna ao Parque Dos Dinossauros para criar novos temas. Novamente, o compositor soube mesclar diferentes níveis de influência e acertou em ponto como no tema This Title Makes Me Jurassic que apresenta bem atmosfera entre a aventura e o terror da nova produção.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

TV e Cinema

Engenharia do Cinema Certamente este foi um dos projetos mais aguardados há tempos, pois trata-se do “desfecho” (digo assim, pois provavelmente vão haver mais...

TV e Cinema

A Universal Pictures divulgou o primeiro trailer de Jurassic World Domínio, sequência dos filmes Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros e Jurassic World: Reino...

Falando Série - Lucas Krempel

TV e Cinema

O trio original está de volta! Laura Dern, Jeff Goldblum e Sam Neil retornam ao universo dos dinossauros para Jurassic World 3. Eles fizeram...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos