Ainda sem previsão de chegar ao Brasil, Mid90s é uma “dramédia” que marca a estreia do ator Jonah Hill (O Lobo de Wall Street/Manic) como diretor. Bastante elogiado durante a sua premiere no Festival Internacional de Toronto em setembro, o longa chegou aos cinemas americanos neste fim de semana.
O longa conta a história do começo da adolescência de Stevie (Sunny Sujic), um garoto de 13 anos morador de Los Angeles. Seu novo grupo de amigos e a paixão pelo skate são as válvulas de escape para superar as dores do relacionamento abusivo com o irmão mais velho Ian (Lucas Hedges). E tudo isso acontece no meio dos anos 1990.
Além do ótimo drama com pitadas de humor que conquistou 81% de aprovação no site Rotten Tomatoes, Mid90s destacou-se por conta da trilha sonora. Uma parte é composta por seleção feita por Hill com clássicos do hardcore, rock alternativo e do hip hop dos anos 90. Boa parte são canções que o ator ouvia durante a infância e adolescência, como Bad Brains, Nirvana, Pixies, Cypress Hill, Wu-Tang Clan e A Tribe Called Quest.
Mas para traduzir um pouco dos sentimentos do protagonista, o diretor convidou Trent Reznor e Atticus Ross para compor a trilha sonora que foi lançada em formato de EP com apenas quatro músicas. E todas elas estão bem longe do peso soturno do Nine Inch Nails.
Apesar de deixar de lado um pouco do clima mais “dark” que conhecemos da banda principal, a dupla continua apresentando a complexidade musical que já é marca registrada. Os arranjos são guiados pelo piano, ao mesmo tempo que possuem elementos eletrônicos de fundo que se torna um grande diferencial.
As faixas possuem um ar juvenil e ao mesmo tempo com tom de reflexão. O que permite que uma imersão maior para ouvinte que consegue entender (ou relembrar) como era ser uma criança inocente e assustada com as mudanças que acontecem na adolescência. Traduzindo, assim, tudo que o personagem Stevie passa durante a sua história.
É bem curioso que os temas criados por Reznor/Ross podem parecer bem opostos as faixas escolhidas por Hill para a trilha sonora. Elas parecem bem diferentes do que os skatistas ouviriam nos anos 90. Entretanto, quando estão juntas, eles conseguem se mixar bem com o hip hop e hardcore. Porém, as faixas para o longa servem como reforço da ideia de internalização dos dramas do protagonista.
Uma pena que Mid90s tenha apenas quatro temas, porém mostra que cada vez mais Trent Reznor e Atticus Ross estão dominando as trilhas sonoras de filmes variados, mas criando uma linha de composição muito própria. E sabendo distanciar o Nine Inch Nails desses trabalhos. Mas não é um impeditivo para os fãs da banda apreciarem esses materiais.
Abaixo deixo a trilha sonora de Mid90s e a playlist oficial do longa com as músicas escolhidas por Jonah Hill para fazer parte do longa. Até uma próxima!