O que são leitmotivs?

Muitos cinéfilos com ouvidos apurados conseguem identificar que determinados filmes e personagens possuem seus próprios temas. Por exemplo, todos se arrepiam logo na abertura de Star Wars enquanto os créditos iniciais são apresentados ao som de Main Theme composto por John Williams.

Esse recurso é chamado de Leitmotiv e será o assunto de hoje. Em alemão, ele significa “fio condutor”. Essa é uma técnica de composição que repete um determinado fundo musical para que o público identificasse a presença de um personagem, a introdução a um tema ou a representação de um local.

O maestro e compositor alemão Richard Wagner foi um dos primeiros a aplicar esse recurso em suas obras. Sendo a ópera Der fliegende Holländer (O Holandês Voador, em português), lançada em 1843, a mais famosa delas. Muitos compositores do período romântico também utilizaram essa técnica. Como o italiano Giuseppe Verdi em Nabucco (1842) e o francês Georges Bizet em Carmen (1875).

Anos depois, com a popularidade do cinema, o leitmotiv passou a ser usado por muitos compositores de trilhas sonoras. John Williams e Ennio Morricone dominam essa técnica, criando temas que hoje fazem parte de cultura pop. Com poucos acordes, as pessoas lembram de um personagem, um filme ou assunto.

Então, selecionei alguns desses temas bem conhecidos. Alguns deles são associados a longas ou personagens, outros já estão relacionados a determinados assuntos. E  hoje são bastante utilizados em reportagens jornalísticas e até mesmo Youtubers.

Por exemplo, é impossível não lembrar de maratonas ou corridas de longas distâncias ao ouvir Chariots of Fire do compositor grego Vangelis. A faixa é o principal tema do filme Carruagens de Fogo (1981) e ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

Pensou em máfia italiana, logo vem a suave e bela The Love Theme da trilogia O Poderoso Chefão (1972-.1990). Escrita por pelo compositor italiano Nino Rota, o tema costuma aparecer em outros filmes e até mesmo em paródias que fazem relação com o obra do diretor Francis Ford Coppola.

https://youtu.be/zBw8vUdtH2A

Se o assunto for os filmes de faroeste, Ennio Morricone foi responsável por criar o tema perfeito. The Good, the Bad and the Ugly foi composta para o clássico O Bom, o Mau e o Feio (1966), mas virou a música para se referir aos Spaghetti Western e aparecendo até na trilha sonora de videogames.

https://youtu.be/h1PfrmCGFnk

Além do tema clássico de James Bond composta por John Barry, a partir dos anos 90 outra canção foi atrelada a espionagem. Escrita pelo músico Danny Elfman em parceria com Adam Clayton e Larry Mullen do U2, Mission Impossible foi feita para o filme de mesmo nome lançado em 1996.

E por fim, aventuras em lugares como tumbas e selvas com certeza pede o clássico tema da franquia Indiana Jones (1981-2008). A canção foi composta por John Williams e se tornou um clássico.

Esses foram alguns letimotivs claro que existem muitos outros tão famosos quanto. Quem sabe apareça uma segunda lista de temas que fazem parte da cultura pop? Até a próxima semana.