O que será que os jovens da Pensilvânia ouviam em 1987? No filme Férias Frustradas de Verão (Adventureland, 2009) dá para ter uma ideia das músicas que faziam parte das mixtapes que tocavam nos carros da época.
Escrito e dirigido por Greg Mottola, o longa metragem conta a história do James Brennan (Jesse Eisenberg), um jovem com o sonho de fazer um curso de literatura durante as férias na Europa e voltar aos Estados Unidos para cursar jornalismo. Porém, os problemas financeiros da família faz com que o rapaz adie a primeira parte do plano.
Para passas as férias e levantar um dinheiro, ele começa a trabalhar como monitor em um parque de diversão batizado de Adventureland. Entre as diversas “aventuras” e novos amigos, ele conhece Emily “Em” Lewin (Kristen Stewart), seu interesse amoroso.
Bom, talvez o trailer explique melhor.
É importante destacar que Mottola, responsável pela famosa comédia Super Bad, trabalhou num parque chamado Adventureland na vida real. Ou seja, uma parte da história é baseada em fatos reais da vida dele.
Para construir a trilha sonora, o diretor contou com a ajuda dos músicos do Yo La Tengo. Eles escolheram diversas canções próprias daquele período dos anos 80. Ou seja, clássicos do rock dos anos 60 e 70, bandas alternativas da época e até mesmo um pouco de disco e soul.
O casal principal do filme é James e Emily. Entretanto, durante a história aparece uma terceira pessoa para mexer com o protagonista. Lisa P (Margarita Levieva) trabalha como controladora dos brinquedos do parque. Ao som de Tops do Rolling Stones, a cena abaixo mostra o retorno da sedutora garota ao trabalho após ficar afastada para cuidar do pai doente.
Como disse no inicio do post, as mixtapes eram muito comuns nos anos 80. Em uma das partes do filme, Emily leva James para casa, os dois seguem em silêncio ouvindo Don’t Want to Know if You Are Lonely do Hüsker Dü. A cena começa bem emblemática com a moça colocando a fita para rodar no som do carro.
Falar dos anos 80 e não falar de Heavy Metal é algo um tanto difícil. Em Adventureland, o gênero faz uma participação em uma das cenas mais engraçadas. James se envolve em uma briga com um visitante do parque e precisa fugir até a gerência. Tudo isso ao som de Breaking The Law do Judas Priest. A trilha e o encerramento deixam tudo mais engraçado:
Em algumas partes do filme, Emily aparece com a camiseta do Lou Reed. As canções do músico e também do Velvet Underground aparecem algumas vezes na trilha sonora. Em uma cena especial, o casal principal passa por um momento difícil e ao fundo toca Pale Blue Eyes.
Apesar de girar em torno de um relacionamento e de um parque, Adventureland acaba sendo um filme divertido de assistir. Uma excelente diversão para uma tarde preguiçosa de domingo. A trilha sonora foi bem escolhida pelo Yo La Tengo e combina bem com o roteiro de Mattola.
O disco com a trilha sonora foi lançado pela Hollywood Records, mas traz apenas 14 faixas. David Bowie, The Cure, Big Star, The Replacements e New York Dolls são alguns dos artistas que colaboram com o material. Como na playlist abaixo, outras canções que ficaram de foram que merecem ser lembradas.
Então, curtam um pouco das músicas de Adventureland: