Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi no Filme #12 – Na Natureza Selvagem e inspiradora de Eddie Vedder

No início dos anos 90, após terminar a faculdade, o jovem Christopher McCandless decidiu mudar sua forma de viver. Mergulhando em uma jornada para fugir do materialismo e de outras regras impostas pela sociedade, ele viajou como um andarilho por várias partes dos Estados Unidos.

Baseados em fatos reais, esta é a história de Na Natureza Selvagem (Into The Wild, 2007), filme dirigido por Sean Penn. A adaptação do livro de mesmo nome do autor Jon Krakauer tem o ator americano Emile Hirsch interpretando McCandless. Inspirador, o longa metragem tem uma excelente fotografia combinada com uma excelente trilha sonora composta por Eddie Vedder, líder do Pearl Jam.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Confira o trailer:

https://youtu.be/D4SeyeHEC6I

A trilha sonora de Na Natureza Selvagem é tão mágica e tem uma bela história por trás dela. Considerado o primeiro álbum solo de Eddie Vedder, o músico aceitou escrever as canções para o filme logo após assistir ao primeiro corte ao lado de Sean Penn. E pouquíssimos dias depois, ele já tinha composto a maior parte do material.

Analisando a letras de Vedder e vendo as cenas, realmente fica difícil imaginar o longa sem a participação do líder do Pearl Jam. Tudo conversa entre si: as letras transmitem a o que as cenas realmente pretendem passar para quem estiver assistindo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Isso é perceptível logo nos créditos iniciais com a música Long Nights, utilizada de fundo para a caminhada de McCandless durante o período em que ficou no Alasca. A letra representa todo o desprendimento do personagem ao buscar seu grande objetivo que era morar sozinho no meio da natureza.

Na Natureza Selvagem é separado por capítulos que mostram o crescimento do personagem. No capítulo 2, batizado de Adolescência, a faixa Rise embala o começo da jornada do protagonista que agora atende pelo nome de de Alexander Supertrump. Até mesmo o diálogo com uma maçã combina com a ideia de descobrimento dessa fase humana.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Sim, decidi escrever essa coluna inspirado nas composições de Eddie Vedder, mas outros artistas colaboram com a trilha sonora. Registrando a volta de Supertrump/McCandless do México para Los Angeles de carona em trens, entra a música King Of The Road de Roger Miller. E a letra fala exatamente dos perrengues que os andarilhos passam ao quererem ser os reis da estrada.

Enquanto esteve no Alasca, Supertrump/McCandless realmente viveu dentro de um ônibus abandonado. O veículo foi utilizado nas gravações do filme e foi batizado como o ônibus mágico. Após passar o tempo que desejava, o personagem decide deixar sua “casa” e assim entra a canção de despedida No Ceiling.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Eddie Vedder sempre se mostrou um excelente letrista ao escrever para o Pearl Jam. E isso não foi diferente ao criar as composições para Na Natureza Selvagem. Geralmente, escolho filmes em que a trilha sonora seleciona vários artistas, mas nesse caso as canções originais são os maiores destaque.

Com Guaranteed, Vedder ganhou o prêmio de Melhor Canção Original no Globo de Ouro de 2007. A canção reflete bastante a personalidade que mostrada pelo personagem Christopher McCandless durante o filme. Um clipe com algumas imagens do filme foi lançado quando o músico foi indicado a premiação.

https://youtu.be/ZtZ1TK1Sfpg

Acho que não é preciso comentar mais nada. Apenas fica a recomendação para assistir ao filme e depois apreciar a bela trilha sonora. Ou vice-versa:

Advertisement. Scroll to continue reading.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts relacionados

Gringolândia

O Pearl Jam lançou seu décimo segundo trabalho de estúdio, Dark Matter, via Monkeywrench Records/Republic Records. O álbum também já está disponível para pré-venda...

Agenda

Os fãs brasileiros do Pearl Jam terão a chance de ouvir, por completo, o novo álbum, Dark Matter, o décimo segundo da banda, no...

Gringolândia

Após o lançamento da faixa-título do álbum Dark Matter, o Pearl Jam revelou o segundo single do disco, Running. O álbum Dark Matter chega...

Advertisement

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos