O Ouvi no Filme desta semana é sobre de outro importante compositor de trilhas sonoras originais. Hans Zimmer é um produtor musical alemão que começou seus trabalhos no início dos anos 80. Desde então, ele foi responsável por colaborar com mais de 150 filmes. Uns mais famosos e outros nem tanto, mas pelo menos um dessa grande lista você deve ter assistido.
Começo falando do trabalho que colocou o compositor em evidência em Hollywood. Em 1988, Zimmer foi indicado pela primeira vez ao Oscar pela trilha sonora de Rain Man. A música tema do longa estrelado por Tom Cruise e Dustin Hoffman tem diversos elementos bem comuns da música nos anos 80.
Entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90, Zimmer participou de produções famosas, como Conduzindo Miss Daisy (1989). Porém, o único Oscar que ele conquistou durante a sua carreira até hoje foi com O Rei Leão (1994). Na verdade, entre 1994 e 1995, todos os prêmios relacionados a trilhas sonoras de filmes foram conquistados pela animação da Disney.
E é impossível não discordar, já que Zimmer fez um lindo trabalho utilizando diversos elementos de música africana. São diversas canções que marcaram a infância das crianças nos anos 90, como a clássica Hakuna Matata. Porém, tanto em letra e como em produção musical The Circle Of Life na voz de Elton John é algo incrível.
Nos anos seguintes, o músico escreveu as canções para as animações O Príncipe do Egito (1998) e O Caminho para El Dorado (2000). Porém, ele também fez diversos trabalhos voltados para o público adulto, como a épica trilha de Gladiador (2000) de Ridley Scott. A parceria com a cantora Lisa Gerrard rendeu o Globo De Ouro na categoria de Melhor Trilha Sonora Original com a música Now We Are Free.
Assim como em Rei Leão, várias composições de Zimmer faz a pessoa mergulhar no enredo do filme trazendo elementos que remetem a trama. Aqui resolvi separar dois temas que traduzem bem essa imersão que elas proporcionam.
Em O Último Samurai (2001), os elementos da cultura japonesa estão bem presentes no tema principal. Os instrumentos de percussão Taiko misturados com arranjos clássicos formam algo impressionante.
https://youtu.be/SvIUyWt7KEk
Responsável por escrever a trilha da série Piratas do Caribe, aqui Zimmer faz você se sentir um bucaneiro e cheio de vontade de desbravar os sete mares. São vários os elementos que remetem às histórias de Jack Sparrow contadas nos filmes de Gore Verbinski.
Existe uma lista enorme de filmes com temas produzidos por Zimmer lançados a partir dos anos 2000 até agora. As animações Madagascar (2005), a trilogia do Batman do diretor Chistopher Nolan (2005, 2008 e 2012), Sherlock Holmes (2009), Homem de Aço (2013), Interestelar (2014) e Batman Vs Superman (2016) são alguns exemplos.
E fora dos cinemas também é possível encontrar trabalhos de Hans Zimmer. O tema de abertura de The Crown, série do Netflix que conta a história da Rainha Elizabeth II, foi composta pelo o músico.
Acho que não tem mais o que comentar, sobre esse compositor alemão Confira outros temas de Zimmer na playlist abaixo: