Nesta semana foram revelados os filmes e curtas que estão concorrendo a 89ª edição do Oscar. E claro que isso interessa bastante ao Ouvi No Filme. Afinal, temos as categorias Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original para avaliar e comentar.
Vou dedicar a coluna de hoje para (tentar) fazer breves comentários sobre as canções que estão concorrendo a tão cobiçada estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os ganhadores serão conhecidos no dia 26 de fevereiro.
Começando pela categoria Melhor Trilha Sonora Original, não podemos ignorar o favoritismo de La La Land. O filme já dominou o Globo de Ouro e chega ao Oscar com 14 indicações. E seu score chama tanto a atenção que tem duas músicas concorrendo a Melhor Canção Original. O filme já foi tema do Ouvi No Filme, basta conferir clicando aqui.
Então, vamos falar de Moonlight. O longa teve seus temas produzidos por Nicholas Britell, que trabalhou com diversos elementos de música clássica em boa parte do material. Ele consegue passar por meio das canções um pouco do drama enfrentado pelo personagem Black.
A trilha de Passageiros foi composta por Thomas Newman que conseguiu trazer uma “atmosfera espacial” para o trabalho. Diversas faixas trazem um clima bastante soturno que acompanha a ideia de estar sozinho em uma gigantesca nave espacial, sem controle e no meio do espaço.
Mica Levi ficou responsável por produzir as canções de Jackie. As canções tem um charme clássico e uma leveza que transmite parte dos sentimentos de Jackie Kennedy. As composições também apresentam a formação clássica da cantora que é conhecida na Inglaterra por conta do seu trabalho de pop experimental com o Micachu & The Shapes.
Escrita por Dustin O’Halloran e Hauschka, a trilha sonora de Lion: Uma Jornada Para Casa foge um pouco do padrão. Possui temas orquestrados ou guiados por piano e ainda agrega influência de música indiana. Algumas faixas lembram os tradicionais mantras em que é possível encontrar o som da cítara indiana e instrumentos de percussão típicos da região.
Dê uma olhada na playlist com algumas das canções desses filmes que estão sendo indicados:
Bom, agora vamos aos rápidos comentários sobre a categoria Melhor Canção Original. Bom, La La Land concorre duas vezes. Acredito que seja algo praticamente inédito na história da academia. E as duas faixas escolhidas são excelentes. O que deve deixar as pessoas bem divididas.
City Of Stars, o dueto entre Ryan Gosling e Emma Stone, ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria. A interpretação apaixonante e os arranjos bem executados em homenagem aos grandes musicais faz com que a música seja uma forte candidata ao prêmio.
Audition (The Fools Who Dream) na voz de Emma Stone foi a segunda indicação de La La Land. Pessoalmente, acho essa canção mais impactante que a anterior, pois transmite um pouco do universo sonhador e dramático do filme. E mais uma vez a interpretação da atriz e o instrumental se destacam.
Can’t Stop the Feeling faz parte da animação Trolls e é a primeira indicação do cantor Justin Timberlake ao Oscar. Dançante, pop e com forte influência do R&B moderno; ela é uma grande surpresa na lista. Com certeza você já deve ter ouvido no rádio, pois ela é bem chiclete. Uma pena que o clima não faz menção nenhuma a animação da Dreamworks:
Parceria de Sting e J. Ralph, The Empty Chair representa o documentário Jim: The James Foley Story. É a mais densa das indicadas e com cara de clássico que agrada os críticos. Apenas voz e piano com uma letra intimista. Se não tivesse as canções do La La Land, minha aposta seria nela.
Como manda o roteiro, a Disney concorre a Melhor Canção Original com uma das suas animações. Escrita pelo fenômeno Lin-Manuel Miranda, How Far I’ll Go é interpretada por Auli’i Cravalho para Moana. Nada surpreendente, tudo dentro dos padrões já conhecido de músicas feitas para os longas infantis.