Nossas redes

O que você está procurando ?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi No Filme #22 – “Singles: Vida de Solteiro” e a homenagem ao grunge de Seattle

Em 1992, o grunge era o estilo musical que tomava conta do mundo. E não demorou muito para ele sair das rádios universitárias para as telas dos cinemas com o filme Singles: Vida de Solteiro. Dirigido e escrito por Cameron Crowe, o longa é uma comédia romântica que mostra o cotidiano de um grupo de jovens vivendo em Seattle. Isso mesmo, no meio de um movimento com diversas bandas que marcaram uma geração.

Apesar de ter como protagonista Janet Livermore (Bridget Fonda), uma garçonete de um bar e café; os fãs de música vão se identificar com o seu par romântico. O personagem Cliff Poncier (Matt Dillon), líder da banda Citzen Dick, acredita que é possível viver da sua arte e se aprofunda na cena do rock underground da cidade.

Publicidade

Apesar da cena de Seattle não ser o principal foco do trailer, vale a pena conferi-lo para entender um pouco da sua história.

Algumas pessoas até dizem que Singles é uma versão do seriado Friends, porém em Seattle. E com certeza uma trilha sonora muito mais roqueira que pode ser considerado um tributo às bandas que estavam explodindo naquele momento. Organizado por Paul Westerberg, na época ex-líder do The Replacements, o álbum tem a participação de Pearl Jam, Alice In Chains e Soundgarden.

Aliás, muito mais do que contribuir com as músicas, os grupos e seus integrantes participam do filme em diversos momentos. Por exemplo, Eddie Vedder e seus companheiros de Pearl Jam são músicos da Citizen Dick. E histórias de bastidores dizem que as roupas usadas por Cliff pertenciam ao baixista Jeff Ament.

Publicidade

E já que falamos deles, o Pearl Jam contribuiu com duas faixas exclusivas para a trilha sonora: Breath e State of Love and Trust. Esta última serve de fundo para uma das cenas em que a personagem Linda Powell (Kyra Sedgwick) acaba encontrando um ex-namorado em um dos clubes de Seattle.

Um detalhe para os fãs mais “hardcore” de Pearl Jam: A cena se encerra com Linda sendo consolada por uma amiga encostada em um muro grafitado em homenagem ao Mother Love Bone.

Chris Cornel e o Soundgarden também fazem participações durante Singles. Primeiro, o vocalista está ao lado do personagem de Cliff vai mostrar para sua namorada o aparelho de som do carro. Mas acaba destruindo o veículo por causa da potência sonora. Logo em seguida, o grupo aparece brevemente apresentando a faixa Birth Ritual.

Publicidade

E encerrando essa tríplice de participação grunge, o Alice In Chains aparece realizando uma performance impressionante de It Ain’t Like That. Mesmo com Linda curtindo o show, Steve Dunne (Campbell Scott) se arrisca a conversar com a moça. Aquele xaveco básico que sempre dá errado durante os shows.

Em 2017, Singles completa 25 anos de seu lançamento nos cinemas. E para prestar uma homenagem ao longa de Cameron Crowe e talvez até o próprio Citizen Dick, a trilha vai ganhar uma reedição dupla em CD e LP.

Publicidade

Além do álbum original que ainda conta com canções do Mudhoney, Screaming Trees, Smashing Pumpkins e Jimi Hendrix Experience; haverá um segundo disco com materiais inéditos e exclusivos do filme. Por exemplo, algumas demos de músicas compostas por Chris Cornel e Paul Westberg.

Quem é bastante fã do filme terá que esperar até dia 19 de maio para conferir os itens especiais da nova edição da trilha sonora de Singles. Enquanto ela não chega, escute as canções do álbum original.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Após o lançamento da faixa-título do álbum Dark Matter, o Pearl Jam revelou o segundo single do disco, Running. O álbum Dark Matter chega...

Gringolândia

O Green Day liberou o segundo single do novo álbum, Saviors. A faixa da vez é Look Ma, No Brains! A faixa, aliás, veio...

Gringolândia

A cantora Jorja Smith está de volta. Após os elogiados singles Try Me e Little Things, ela confirmou o lançamento de seu aguardado segundo...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos