Em 1985, o mundo vivia a tensão da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. E levando essa atmosfera política para os ringues de Hollywood, Rocky IV chegou aos cinemas. O quarto episódio da série que acompanha a carreira do boxeador Rocky Balboa (Sylvester Stallone) mostrou de forma mais artística (e patriótica) esse confronto entre duas superpotências mundiais da época.
Escrito, dirigido e protagonizado por Stallone, o longa é considerado um clássico por quem nasceu nos anos 80. Principalmente pelos os fãs de esporte, pois o Boxe era bastante glamourizado naquela época. Bastante semelhante ao ao UFC e outras competições de MMA nos dias de hoje.
A história se desenrola quando o boxeador soviético Ivan Drago (Dolph Lundgren) decide desafiar Rocky com a intenção de conquistar o título de Campeão Mundial. Entretanto, Apollo Creed (Carl Weathers), boxeador e amigo do protagonista, decide enfrentar esse novo oponente. Como você deve saber ou verá no trailer, o resultado não foi dos melhores para os americanos.
Não vou mentir que escolhi falar sobre a trilha sonora aqui no Ouvi no Filme pois ela fez parte da minha infância. Lembro que meu pai tinha o LP de Rocky IV e eu ouvi muito quando tinha uns 5 anos. Eu tinha que ficar na ponta do pé para alcançar o aparelho do som em cima do móvel, colocar o bolachão para rodar e depois ficar fingindo estar lutando boxe ao som de Eyes Of Tiger.
Aliás, essa canção do Survivor aparece logo na abertura do filme com trechos da luta de Rocky com Clubber Lang (Mr T.) Uma coisa não podemos negar dessa faixa é que ela é o Tema não apenas de Rocky III, mas de toda a série. Ela inspira competição e vontade de vencer. Talvez por isso esse som aparece em todas as playlists de academia. Clássico dos Clássicos.
Como é possível ver no trailer, o principal evento da primeira parte do filme é a luta de Creed com Drago. E para mim a entrada da luta é um dos melhores momentos de toda a série. Uma mega produção para um evento de boxe com James Brown cantando Living In America.
A cara de perdido do boxeador soviético talvez seria a reação de qualquer pessoa que estava tenso para um “combate” e se depara com um show com mulheres dançado e o oponente vestido de Tio Sam. Porém tudo isso reflete a personalidade de Creed igual assistimos nos filmes anteriores.
https://youtu.be/PH9AB16Crjk
Após o final trágico do embate e Rocky decide se vingar do amigo indo lutar com o carrasco Russo. Uma das partes mais emblemáticas é o protagonista dirigindo o carro, relembrando os diversos momentos da sua carreira e visualizando seu “inimigo”. Tudo isso ao som de No Easy Way Out de Robert Tepper. A cena e a música mostra bem como era o “cinema pipoca” dos anos 80.
O Survivor retorna a trilha sonora do filme com Burning Heart. A música é apresentada ao público durante a chegada de Rocky a União Soviética onde irá se preparar para enfrentar Drago. O grande problema é que o Garanhão Italiano chega em pleno inverno. Apesar de ser bem parecida com Eyes Of Tiger, sonoramente falando, essa canção foi escolhida como tema de Rocky IV.
Como eu disse antes, Rocky IV traduz por meio de um embate de boxe muito da tensão que acontecia na época entre os Estados Unidos e a União Soviética. Sua trilha sonora também reflete o que era sucesso na época, como as bandas de Hard Rock e o Funk/Soul.
Além de ser um ótimo filme, as canções escolhidas para o álbum são excelentes. John Cafferty & The Beaver Brown Band, Go West, Kenny Loggins e o compositor Vince DiCola são outros nomes que colaboram com o material. Escute todo o disco e se inspire para ser um vencedor
6 Comments
Deixe um comentário
Deixe um comentário
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Beth
18 de fevereiro de 2017 at 20:55
Que viagem no tempo!!! nossa, obrigada por postar ! trilha sonora muito boa, realmente reflete bem os anos 80. se o filme não era o dos melhores (realmente nao era) mas sentimentalmente falando ele era perfeito! mexia com as nossas emoções!
Lucas Krempel
20 de fevereiro de 2017 at 14:10
Obrigado, Beth!!!
Lupa Charleaux
20 de fevereiro de 2017 at 18:00
Que bom que gostou Beth!
Sílvio Luiz
20 de fevereiro de 2017 at 19:53
Filme e trilha sonora da minha adolescência. Muito legal a matéria ! só um parêntese: ele não é exatamente um filme para nascidos nos anos 80, mas sim anos 70, tipo eu, modelo 69 rs.
Brilhante Lucas ! levei muita multa de velocidade por causa de ‘No Easy Way Out’ . e obviamente corri pra academia virar Ivan Drago.
Sílvio Luiz
20 de fevereiro de 2017 at 19:57
ops….o texto não é seu Lucas rs…. abraço pro Lupa !
Lucas Krempel
20 de fevereiro de 2017 at 21:11
Lupa é o cara! Já comentou várias trilhas sonoras legais, Silvio.