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Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi No Filme #27 – As “playlists” da Saga Crepúsculo nos cinemas

É bem comum que as pessoas torçam o nariz para os filmes da Saga Crepúsculo. Nem todo mundo aceita bem que vampiros brilham no sol. Mas avaliando a fundo, as trilhas sonoras dos cinco longa metragens que contam a história de Isabella Swan (Kristen Stwart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) tem muita coisa interessante.

Fazendo um Ouvi No Filme em um formato diferente hoje, vou comentar sobre cada um dos álbuns que foram lançados. Vou contar algumas curiosidades e falar sobre a seleção das canções em relação ao “contexto histórico”. Vou apenas analisar as “playlists” feitas para cada filme. Nada de comentar sobre as cenas ou scores, por exemplo.

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Se você nos últimos 8 anos esteve em um mundo paralelo ou fora da Terra, segue o trailer do primeiro longa de toda a Saga Crepúsculo:

Crepúsculo (2008) foi uma das trilhas sonoras mais vendidas nos Estados Unidos desde o musical Chicago (2002). A seleção traz uma boa quantidade de rock alternativo e pop rock. Por isso bandas como Muse, Iron & Wine e Linkin Park aparecem no álbum. Coincidentemente, esses artistas participaram também das trilhas dos filmes seguintes.

A participação de Perry Farrell, líder do Jane’s Addiction e criador do Lollapalooza, pode ser considerada a maior surpresa do álbum. Go All the Way (Into the Twilight) foi escrita exclusivamente para o filme e chegou a virar single próximo do lançamento nos cinemas.

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Mas foi Decode do Paramore a música escolhida para divulgar o material, acertando em cheio o público alvo da história. Uma das bandas queridinhas do momento lançado o single para um dos filmes mais aguardados das adolescentes. Em 2010, a faixa concorreu ao Grammy na categoria Melhor Música Escrita para Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual.

Em 2009, Lua Nova deu continuidade ao triângulo amoroso entre uma humana, um vampiro e um lobisomem. A trilha sonora pop rock/rock alternativo teve o acréscimo do indie rock. Band of Skulls, Black Rebel Motorcycle Club, OK Go e a parceria de Bon Iver e St. Vicent são alguns dos destaques deste disco.

Se Perry Farrell foi o “veterano” do disco anterior, neste foi a vez de Thom Yorke ceder a faixa Hearing Damage para o filme. Junto com o líder do Radiohead, temos o retorno do Muse com uma versão remix para I Belong to You e a faixa A White Demon Love Song do The Killers como pontos altos do material.

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E como dito antes, a forte influência de indie rock aparece na escolha de Meet Me on the Equinox do Death Cab For Cutie com single da trilha sonora. Segundo a banda, a canção foi escrita com a intenção de refletir os fortes sentimentos são vividos pelos personagens no filme e no livro.

Eclipse chegou as cinemas em 2010 e trouxe uma trilha sonora basicamente inspirada no indie rock. O disco traz a participação do Metric, The Bravery, Florence and the Machine, The Black Keys, The Dead Weather e Band of Horses. Só nomes de peso com excelentes músicas.

Mantendo a tradição de trazer um artista “mais velho”, o músico Beck participa de Let’s Get Lost, uma ótima parceria com Bat for Lashes. Outro nome curioso e quebrando o “selo indie rock” do material é CeeLo Green com What Part of Forever.

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Depois de aparecer como “coadjuvante” em duas trilhas, o Muse assume o papel de “ator principal” nesse álbum. Neutron Star Collision (Love Is Forever) foi escrita exclusivamente para ser single do longa e ganhou Certificado de Ouro pela Federação da Indústria Musical Italiana.

Apesar de ser o quarto e último livro da série, no cinema Amanhecer foi dividido em duas partes nos cinemas. A primeira chegou aos cinemas em 2011 e sua trilha sonora alivia um pouco do indie rock e traz algumas pitadas do pop. Bruno Mars e Iron & Wine (novamente) são alguns dos nomes mais conhecidos do disco.

A seleção conta com muitos artistas pouco conhecidos no Brasil, como The Joy Formidable, Sleeping at Last, o duo The Belle Brigade e o rapper Theophilus Lond. Se você quer conhecer bandas novas, essa trilha é uma ótima oportunidade.

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Apesar de It Will Rain de Bruno Mars ter sido a primeira faixa usada na divulgação de Amanhecer – Parte I, foi a A Thousand Years de Christina Perri que conseguiu mais visibilidade. Principalmente por ter um clipe com cenas claras do filme, ao contrário do vídeo do cantor americano.

Em 2012, Amanhecer – Parte II encerrou a saga nos cinemas com uma trilha mais variada entre o rock alternativo, indie, pop e eletrônico. No meio dessa “salada” temos Passion Pit, Feist, St. Vicent e uma parceria de Ellie Goulding e Sonny Moore.

Assim como em Parte I, o disco conta com outros artistas menos conhecidos em terras brasileiras como POP ETC, Reeve Carney e Iko. Porém, neste caso é bem mais equilibrado do que o anterior.

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O único single lançado para divulgar a trilha sonora do filme não é uma canção exclusiva, mas é de uma banda veterana. O Green Day cedeu a balada The Forgotten para o longa, apesar dela fazer do disco ¡Tré! (2012). Mas tem até um clipe com mescla imagens de Edward, Bella e sua filha com o trio californiano em estúdio ou em cima do palco.

Bom, este Ouvi No Filme foi em um formato diferente. Talvez um pouco mais longo. Mas espero que tenham gostado. Comentem e até a próxima sexta-feira!

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