O que você está procurando?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Scott Pilgrim Contra o Mundo: Onde o mundo dos quadrinhos tem a trilha sonora do indie rock

Para quem ama música, histórias em quadrinhos e games, o filme Scott Pilgrim Contra o Mundo é uma obra obrigatória. Lançado em 2010 e dirigido pelo inglês Edgar Wright, o filme levou para as grandes telas a adaptação das HQs de mesmo nome escrita pelo cartunista canadense Bryan Lee O’Malley. Com uma trilha sonora feita exclusivamente para o longa e pegando outras emprestadas, esse será o tema de hoje no Ouvi no Filme.

A história basicamente é a seguinte: Scott Pilgrim (Micheal Cera) é baixista da banda Sex Bob-Omb, mas sem muito rumo na vida. Ele se apaixona pela entregadora Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead), uma garota americana e totalmente fora dos padrões. Porém, para ficarem juntos, ele precisa derrotar a liga dos seis namorados do mal de Ramona.

Continua depois da publicidade

Bom, acredito que o trailer pode explicar melhor essa longa aventura que o protagonista terá que enfrentar para terminar ao lado da sua amada.

Como fica claro no trailer e no nome do par romântico de Scott, as referências a cultura pop são bem comuns. Games, músicas, desenhos japoneses foram algumas influências do quadrinistas que também foram parar na adaptação para os cinemas.

O próprio nome do protagonista foi inspirado em uma canção da banda de indie rock canadense Plumtree. Scott Pilgrim é um dos singles do disco Predicts the Future (1998), o segundo da carreira do grupo. E provavelmente, eles não imaginavam que iriam inspirar para o nome de um personagem de quadrinhos e fazer a banda voltar a mídia muitos anos depois.

Continua depois da publicidade

A trilha sonora de Scott Pilgrim Contra o Mundo foi produzida por Nigel Godrich, produtor inglês famoso por trabalhar principalmente com o Radiohead, Thon Yorke, Beck, Paul McCartney e Roger Waters. Ou seja, uma pessoa com uma excelente bagagem  para criar um álbum que mistura rock alternativo com garage rock e até mesmo post-punk.

O álbum reúne várias canções de outros artista, mas pelo protagonista ter uma banda e viver em um circuito de shows, ele traz diversos temas originais escritas por artistas famosos. Por exemplo, Beck colaborou com a letra de We Are Sex Bob-Bomb, faixa de abertura do disco e do filme:

Continua depois da publicidade

O coletivo Broken Social Scene é outra banda que colaborou com canções originais. Apesar da banda não aparecer no filme, eles escreveram as faixas I’m So Sad, So Very Sad e We Hate You, Please Die. No longa, elas são cantadas pelo trio fictício Crash and the Boys.

Outra banda que aparece em Scott Pilgrim é o Metric. Os canadenses interpretam as faixas que referentes a outra banda fictícia, a The Clash at Demonhead. No filme e nos quadrinhos, ela é liderada pela ex-namorada de Pilgrim, Envy Adams (Brie Larson).

Na minha opinião, Black Sheep é a melhor canção original feita para o longa. E ela é executada no momento em que o protagonista e Ramona estão assistindo ao show do grupo e descobrem que os seus ex-namorados estão no palco. Alto nível de tensão combinado com a introdução da música.

Continua depois da publicidade

Scott Pilgrim contra o Mundo é filme divertido e cheio de referências de cultura pop. Além é claro de ter um visual que te transporta para o mundo visual muito parecido com as histórias em quadrinhos e videogames. E isso é bem interessante.

Além das bandas já citadas, outros artistas contribuíram com canções originais. É o caso de Frank Black (Pixies) e do Black Lips. E para completar alguns clássicos completam o álbum  como T. Rex, The Bluetones e Rolling Stones. Então, dedique um tempo para ouvir esse material bem interessante e fora do comum:

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

A banda norte-americana Real Estate lançou o sexto álbum de estúdio, Daniel, que conta com 11 faixas inéditas. O novo disco foi antecipado pelos...

Gringolândia

A dupla americana The Black Keys iniciou o ano com o lançamento do single Beautiful People (Stay High). A música chega junto com o...

BR

Paul McCartney fez um show no Maracanã que foi parar no Guiness Book. O beatle é o único grande artista internacional que sai do...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos