O que poderia fazer um dos principais astros da NBA sair da aposentadoria? Um jogo contra monstros alienígenas em um mundo cheio de personagens de desenho animados? Isso parece surreal, mas é essa a história do filme Space Jam (1996).
Dirigido por Joe Pytka, o filme de animação colocou Michael Jordan e Pernalonga no mesmo time para disputar uma importante partida contra alienígenas que roubaram os poderes dos alguns jogadores da NBA. Caso percam, a turma do Looney Tunes terá que ser atração de um parque de diversões espacial.
O tema é bem simples, mas é um cinema pipoca. Para rir e relembrar a infância de quem cresceu nos anos 90. Divertido como os desenhos com os personagens da Warner Bros, hoje é uma ótima dica para assistir com os seus filhos ou primos mais novos.
Além de ser um filme incrível por misturar atores reais e personagens clássicos dos desenho animados, Space Jam teve uma trilha sonora bem elogiada pela crítica. O álbum, composto basicamente por Hip Hop e R&B, chegou ao segundo lugar da Billboard 2000. Em janeiro de 1997, ele alcançou a marca de platina dupla.
A música tema do longa foi composta pelo trio Quad City DJ’s e foi reproduzida várias vezes nas rádios durante os anos 90. A canção aparece durante os créditos iniciais, enquanto é apresentada a carreira vitoriosa de Michael Jordan. Para quem gosta de basquete, vai ficar babando com os lances incríveis do jogador.
Muitos artistas famosos dos anos 90 participaram desta trilha sonora. Um deles foi britânico Seal que fez uma versão para Fly Like An Eagle, canção originalmente escrita e gravada pelo músico roqueiro Steve Miller em 1977.
Diferente da original, a cover com influências de R&B aparece quando Jordan se recupera e decide ajudar Pernalonga e sua turma a enfrentar os monstros alienígenas. Aquele momento em que a canção e a cena se combinam perfeitamente.
Com Jordan em plena forma e os outros personagens do Looney Tunes também, a partida é um dos momentos mais interessantes de Space Jam. Cheio de cenas engraçadas, típicas dos desenhos, ainda dá tempo de fazer referência a outros filmes e canções.
Em um momento do jogo, o Coyote utiliza seus diversos explosivos para impedir que os alienígenas marquem pontos. Irritado, o monstro parte para cima dos personagens. Porém, Hortelino Troca-Letras e Eufrazino encarnam os protagonistas de Pulp Fiction e defendem o amigo. Neste momento, o solo famoso de Misirlou de Dick Dale é tocado ao fundo.
Apesar de serem os vilões, os monstros aliens tem seu próprio tema na trilha sonora. Hit Em High (The Monstars’ Anthem) reuniu um outro time de peso com B-Real, Coolio, Method Man, LL Cool J e Busta Rhymes.
Além de se juntaram para criar uma canção para os antagonistas de Space Jam, a faixa ganhou um clipe que mistura cenas do filme e conseguiu reunir esse dream team do rap americano. Um ótimo recorte das produções do gênero nos anos 90.
Uma grande parte do sucesso de vendas da trilha sonora de Space Jam foi por conta da música I Believe I Can Fly do R. Kelly. A faixa foi lançada originalmente para o filme e alcançou um enorme sucesso. Ela atingiu o segundo lugar da Billboard Hot 100.
Durante o longa, ela aparece logo nas primeiras cenas mostrando a infância de Jordan. E próximo ao final quando o jogador volta ao mundo real. Como no vídeo a seguir:
Devido ao grande sucesso, a trilha sonora de Space Jam será relançada em vinil durante a Record Store Day, que acontece no dia 22 de abril nos Estados Unidos. Além dos nomes citados, o material ainda conta com a colaboração do Spin Doctors, Barry White, Salt-N-Pepa, Monica e All-4-One.
Se você cresceu nos anos 90, certamente bateu uma saudade deste filme clássico dos Looney Tunes. E se você não lembra da trilha sonora do filme, aproveite a oportunidade para ouvir agora:
1 Comment
Deixe um comentário
Deixe um comentário
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
monique
11 de julho de 2018 at 01:09
gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus