Inspirado nos action figures da marca Hasbro, a franquia Transformers chega ao seu quinto filme. O Último Cavaleiro estreia nos cinemas nos cinemas americanos neste final de semana e traz de volta para as telonas as explosivas e barulhentas batalhas de entre os Autobots (os mocinhos) e os Decepticons (os vilões).
Infelizmente, os fãs brasileiros vão ter que esperar até dia 20 de julho para ver o novo filme. Mas ao longo desses 10 anos em que a série apareceu nas grandes telas, ela conseguiu impressionar o público por conta dos seus efeitos especiais. Tudo graças ao diretor Michael Bay. Por outro lado, a franquia também se destaca por reunir ótimas canções em suas trilhas sonoras. E por isso, ela vai ser o assunto desta edição do Ouvi no Filme.
Se você nunca viu aos filmes da saga Transformers, assista ao trailer do primeiro longa:
Lançado em 2007, o primeiro filme da franquia tinha uma pequena relação com a música. O personagem Sam Witwicky (Shia LaBeouf) passa boa parte da história com uma camiseta do The Strokes. Porém a trilha sonora tem pouca relação com o grupo de Julian Casablanca.
Pautado pelo rock alternativo e metal alternativo, o álbum vendeu 32 mil cópias na semana de lançamento e atualmente já passou de 150 mil cópias. Smashing Pumpkins, Disturbed, HIM e The Used foram alguns dos artistas que cederam faixa para o disco e a película.
Apesar do Linkin Park ter ajudado com o sucesso de vendas com a faixa What I’ve Done, o único single da trilha sonora com um clipe com referências ao filme foi Before It’s Too Late do Goo Goo Dools. A faixa é o tema do casal Sam e Mikaela Banes (Megan Fox).
A Vingança dos Derrotados é o segundo filme da série e foi lançado em 2009. Sua trilha sonora chegou ao sétimo lugar da Billboard 200 e novamente conta com a contribuição de bandas de rock alternativo. Green Day, The Fray, Nickelback e Taking Back Sunday são algumas das bandas que aparecem no álbum.
E mais uma vez o Linkin Park foi responsável pelo single de divulgação do material. Feita exclusivamente para o filme, New Divide possui um clipe filmado no set de gravação de Transformers. Apesar de tudo isso e dos ótimos efeitos visuais, o vídeo traz referências bem sutis ao longa.
Em 2011 estreia a terceira parte da franquia, O Lado Oculto da Lua. A trilha sonora traz poucas novidades, novamente dominada pelo o rock alternativo e boa parte das faixas não aparecem durante o longa.
O álbum conta com a participação de My Chemical Romance, Black Veils Brides e Skillet. Mas não podemos ignorar a colaboração do Mastodon fazendo uma versão de Just Got Paid do ZZ Top.
E pela terceira vez, o Linkin Park foi responsável pelo single de divulgação com a faixa Iridescent. O Goo Goo Dolls volta colaborar com a franquia com a faixa All That You Are. Ou seja, apenas o Paramore aparece como “artista inédito” cedendo a faixa Monster para promover o material do filme.
Paralelamente ao lançamento das trilhas sonoras, a série Transformers teve os álbuns com o score original de cada um dos filmes. Todos eles foram produzidos e compostos por Steve Jablonsky. No quarto filme da série, A Era da Extinção (2014), o diretor Michael Bay optou por valorizar mais a trilha original
Então, a única banda que participou da trilha sonora foi o Imagine Dragons. Em parceria com Jablonsky, o quarteto americano gravou o single Battle Cry. O som traz toda a sonoridade quase que única do grupo, aliada com as influências do compositor. E o resultado ficou muito interessante.
Como dito lá no começo da matéria, O Último Cavaleiro estreia no dia 20 de julho. Até o momento, pouco foi apresentado da sua trilha sonora. Apenas sabemos que mais uma vez Michael Bay convidou Jablonsky para criar o score original.