O que você está procurando?

Geral

Festival de rap traz shows de Souto MC e Ebony a Santos

ISABELA DOS SANTOS

A primeira edição do Festival ELA (Empoderamento, Liberdade e Arte) vai proporcionar três dias de puro rap em Santos, com as minas no mic, entre sexta (16) a domingo (18). A rapper Souto MC (São Paulo) e Ebony (RJ) são algumas das atrações do evento.

Ainda fortalecerão as apresentações artistas locais, como a DJ Profana, a poeta Natasha Felix, as rappers Thamyres Iannuzzi, Jordana Tostes, a produtora musical Luciana Moreira, dona da gravadora Inferno Rec, e a Batalha do Caoz e Batalha do Céu (disputas de rimas/freestyle), além do Slam Delas (poesia falada), abertas para qualquer pessoa que queira participar.

O evento ainda conta com a presença do Samba de Dandara – roda de samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas e compositoras- com participação da santista Sol Carvalho. 

Continua depois da publicidade

Sexta-feira

Todos os shows serão aberto ao público. Na sexta-feira (16), Souto MC e DJ Afreekassia se apresentam no Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz (Avenida Afonso Schimidt, s/n, Castelo Branco). A performance da rapper e da DJ será antecedida pela realização do Slam Delas, e apresentação da Jordana e Thamy Iannuzzi, a partir das 19h. 

Sábado

Já no sábado (17), a programação será na Praça da República, com início às 23h, para proporcionar uma madrugada repleta de Hip Hop. Na ocasião, quem domina é a rapper carioca Ebony e a DJ Profana. Haverá também Batalha do Céu (rima), apresentação da banca da Batalha do Caoz, de São Vicente, e da poeta Natasha Felix.

Oficina para cis, trans e pessoas não binárias

Além das apresentações, durante a tarde de cada dia, haverá uma oficina, também com entrada gratuita, direcionada às mulheres cis e trans, homens trans e pessoas não binárias.

Na sexta-feira (16), a DJ, artista visual e relações públicas Afreekassia mostrará ensinamentos sobre autoimagem e redes sociais, às 16h.

Continua depois da publicidade

No sábado (17), Luciana Moreira, vulgo LVCCI, dona do estúdio Inferno Rec, vai ministrar uma oficina sobre produção de beat. O início será às 14h, com duração de três horas.

Na ocasião, as participantes terão a oportunidade de acompanhar a produção de um beat do início até o final. Ela também vai falar um sobre a profissão de produtora musical e introduzir o FL Studio. 

Por fim, no domingo (18), haverá a oficina As mulheres do samba, com início às 14h. A partir das 16h, também será realizada uma roda de samba e de discotecagem com a DJ Nanne Bonny.

Todas as atividades serão realizadas no Instituto Procomum, na rua Sete de Setembro, nº 52, Centro. A organização do evento pede para que os interessados cheguem ao local com 15 minutos de antecedência. 

Continua depois da publicidade

Minas no Front

A primeira edição do festival é fruto do movimento ELA, que almeja o protagonismo de mulheres na cultura Hip Hop. A produtora e DJ Mariane Passos, Nanne Bonny, explica que o surgimento do coletivo há um ano se fez necessário. Ela conta que a cena na Baixada Santista ainda é machista e com espaço restrito para as mulheres.

“Eu e a Marina Pereira idealizamos o ELA para o protagonismo feminino ser possível na região. Para isso, desenvolvemos vários trabalhos, como ocupações de espaços públicos com festas de ruas chamadas A_front e oficinas. Agora a execução do festival foi possível porque ganhamos o ponto Facult, que foi fundamental para executarmos esse evento que vem para fomentar nosso objetivo, mulheres como protagonista” Mariane Passos, DJ e produtora cultural

Toda a programação e mais detalhes sobre o final de semana do festival pode ser conferido na página do Facebook do evento

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Entrevistas

Comemorando os 40 anos de carreira, mais precisamente do lançamento do primeiro álbum do Kid Abelha, Seu Espião (1983), Paula Toller retorna a Santos,...

Agenda

Santos entrou na agenda da turnê de despedida do Sepultura. A lendária banda de metal se apresenta na cidade em 10 de agosto com...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos