O que você está procurando?

Pega a Visão - Isabela dos Santos

Pretos em foco: Augusto Pakko lança Notável

ISABELA DOS SANTOS

“Notas, notas, notas foram feitas
Tô anotando tudo, quando eu for notado
Cês dão cota, cota, não fazem direito
Só quero respeito, um preto notável”

Continua depois da publicidade

O refrão acima faz parte do lançamento do rapper Augusto Pakko, 21 anos, uma das minhas indicações para o Blog´n Roll nos Dez nomes para ficar de olho no cenário musical santista em 2019. O single Notável saiu às 19 horas, desta segunda-feira (25) e mostra o que o artista pretende com seu trabalho. A letra apresenta referências de alguns nomes como Zumbi dos Palmares e Rafael Braga, além de muitos jogos de palavras.

No clipe apenas negros aparecem ao lado do artista, eles são o foco. Quando termina, o plano da câmera abre e o vídeo maker é mostrado, sendo uma pessoa branca, fazendo um contraponto de quem está sendo notado e quem está notando. A cena foi intencional e insinua a mensagem que Pakko quer passar.

“Um branco, nos vendo de outra forma, realmente para quebrar os tabus, e quem tá assistindo pensar caralho, quem tá notando é um branco. É um reflexo do que queremos passar, que a sociedade no geral nos note. O conceito da música é quebrar a corrente que essa cidade (Santos) impõe perante aos negros. Temos que tomar os espaços de direito e sem depender de ajuda do sistema”, afirma.

Continua depois da publicidade

Cesar Augusto já tinha uma carreira no RAP, mas estava insatisfeito. Foi quando ficou um ano sem lançar nada e começou a estudar não só música, mas a arte no geral, como história, moda e vertentes que contribuíssem no processo criativo. Se recompôs e escolheu o vulgo Augusto Pakko para dar início aos trabalhos que realmente se identifica.

“Augusto é meu sobrenome mesmo, então é algo mais pessoal, mais meu. Já o Pakko, vem de dinheiro. As pessoas geralmente falam ô me dá um pakko de dez reis. Então resolvi adotar, mas não com a ideia fútil de preço, e sim de valor, realmente me auto-valorizar”.

Notável foi o primeiro single do artista, porém o primeiro trabalho divulgado foi Salut, um fashion filme seguindo o conceito de sua poesia recitada, além de retratar o nascimento de um novo artista e a morte de outro, mostra um retrato da questão racial.

Salut retrata a revolta de um preto, pobre, que vive em uma sociedade desigual e por meio de uma expressão poética é mostrado diversas escolhas que podem lhe levar ao sucesso”, explica.

Continua depois da publicidade

A poesia termina com a frase já que nascemos pobres, morreremos ricos. Representando a ambição dos pretos e do próprio Pakko, algo que ele tem como condutor.

“Minha ambição é muito grande, minha forma de se jogar pro bagulho é diferente. Eu quero crescer, atingir um público amplo, para além da Baixada Santista, quero fazer parte do RAP Nacional e para isso vejo os grandes nomes como meus concorrentes. Claro que sou muito grato a minha região, a Zona Noroeste, mas se ficar conhecido só aqui, não vou alcançar o que quero, principalmente porque não existe uma autovalorização do artista local. Já fui fazer show que não tinha microfone, não ofereciam uma comanda, nem água, o artista tem que cantar com a boca seca. Mas o estabelecimento tá lá lucrando em algo que passei muito tempo divulgando, enquanto não recebo nada. Então não tem porque ficar divulgando meu trabalho só por aqui. Eu quero expandir”, enfatiza.

Planos

Continua depois da publicidade

Como foi a gravação do clipe?
Eu e a equipe trabalhamos no conceito, na produção e as pessoas convidei via instagram, falei a data e o local para quem quisesse colar. Tivemos que gravar duas vezes, porque a primeira não deu certo. Tanto que quem aparece no clipe oficial, não estava nas outras gravações. Fiquei desanimado com os imprevistos, mas todo mundo me deu forças e várias pessoas apareceram para fortalecer e gravar da segunda vez. Só tenho a agradecer.

Já tem próximos lançamentos em mente?
Tenho sim, por enquanto não tem data marcada. Mas já tenho músicas prontas, algumas tenho que trabalhar na finalização e pretendo divulgar assim que possível. Também estou trabalhando em um EP, algo muito artístico, cheio de referências, então tô me dedicando bastante, para quando lançar ser tiro certeiro.

O que pretende alcançar com seu trabalho em 2019?
Olha, reconhecimento. Acho que não só para este ano como para todos os outros. Eu quero viver disso, entende? Fico fora 12 horas por dia, por causa do meu emprego e tudo mais e é uma merda não poder me dedicar 100% ao que quero. Então, reconhecimento é essencial.

Ficha técnica
Música: Notável
Produção Instrumental: Marcelinho
Produção Executiva: Maryana Nunes
Mixagem e Masterização: Leonardo Ost
Roteiro: Cesar Augusto, Maryana Nunes
Direção/Edição: Andrey Haag
Ass. Direção: Dave Lamberti
2º Ass. Direção: Higor Carvalho
Drone: Zer0Hora
Realização: Palm Treez Ent

Continua depois da publicidade

Ficha técnica Salut
Conceito: Augusto Pakko
Filme: Andrey Haag
Produção: Maryana Nunes
Instrumental: Brak
Modelos: Augusto Pakko / Ana Teles
Make: Suzany Paola
Styling: Felipe Silva
Acervo: Brechó Chave

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

2024 foi um ano de muitas conquistas para a banda The Mönic. Em turnê do álbum Cuidado Você (Deck 2023), elas fizeram apresentações nos...

Especiais

Foram necessários 24 anos de espera até o retorno do Shelter ao Brasil. A banda nova-iorquina krishnacore que marcou época nos anos 1990, principalmente...

BR

Um dos grandes do rap nacional e nome histórico do hip hop carioca, Daniel Shadow faz de sua arte uma carta de respeito pelas...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos