O que você está procurando?

Pop Asia

BTS: conheça o primeiro grupo de K-Pop a lotar um estádio no Brasil

Mais de 40 mil ingressos vendidos em 75 minutos. Com esse número o BTS faz história no Brasil, se tornando o primeiro grupo de K-Pop a lotar um dos principais estádios de futebol do País, o Allianz Parque, em São Paulo.

Apesar da grande quantidade de lugares disponíveis, muitas pessoas não conseguiram realizar a compra. Pensando em atender este público, um show extra foi agendado e o esperado é que as entradas acabem novamente em poucos minutos. A venda terá início nesta quinta-feira, às 10h, no Eventim.

Continua depois da publicidade

As apresentações da turnê Love Yourself: Speak Yourself vão acontecer nos dias 25 e 26 de maio, a partir das 20h.

Caso você não seja familiarizado com o mundo do K-Pop ou esteja se perguntando “quem é BTS?”, hoje é o dia de tirar todas essas dúvidas e entender sobre o fenômeno sul-coreano que está arrastando multidões por todo o mundo.

Conheça o grupo

O BTS (em coreano, uma abreviação de Bangtan Sonyeondan, algo como garotos à prova de balas) é um grupo sul-coreano de K-Pop formado pela Big Hit Entertainment.

Ele é composto por sete integrantes e, assim como nos outros grupos do gênero, cada membro exerce uma função específica dentro do conjunto, colocando em destaque seus maiores talentos.

Continua depois da publicidade

RM é o líder e rapper principal (o que responde pelo grupo e tem mais RAPs nas músicas), Jin é vocalista guia e visual (não costuma receber muitas linhas nas canções e é considerado o mais bonito do grupo pela própria Big Hit Entertainment), Suga é o rapper líder (vem em segundo lugar no número de RAPs), J-Hope fica na posição de dançarino principal e rapper guia (o melhor dançarino do grupo e auxilia nos RAPs das músicas).

Além deles também temos Jimin, dançarino principal e vocalista líder (o que recebe a segunda maior quantidade de linhas para cantar nas músicas), V é vocalista guia, visual e face do grupo (dá apoio aos vocais, também é considerado um dos mais bonitos e é tido como o membro mais popular entre todos) e Jungkook é o vocalista principal, center e maknae (é o integrante que mais canta nas músicas, costuma ficar sempre ao centro em coreografias e é o mais novo do grupo).

A estreia do BTS aconteceu em junho de 2013 com a música No More Dream. No início da carreira o boy group apostava em um estilo bem hip hop, tanto em suas músicas, quanto no figurino.

Continua depois da publicidade

Também foi nessa época que o Bangtan começou a chamar a atenção por usar suas canções como uma forma de questionar padrões, como é o caso de No, onde eles falam sobre o exaustivo sistema educacional da Coreia do Sul.

Como o sucesso começou?

Demorou alguns anos para que o BTS estourasse de vez e começasse a fazer sucesso no Ocidente. Inclusive, é interessante citar que a popularidade do grupo começou em países estrangeiros e só depois eles começaram a ser reconhecidos dentro da Coreia.

Por que isso aconteceu? Acredito que dois fatores externos foram muito importantes: o viral de Gangnam Style, do cantor Psy, e o fim da boy band inglesa One Direction.

Continua depois da publicidade

Antes de Psy, o K-Pop era um estilo de música mais segmentado, conhecido por pessoas que já se interessavam pela cultura oriental. Após o boom de Gangnam Style, um outro público começou a conhecer os artistas sul-coreanos e foi aí que o gênero se expandiu no Brasil.

O fim do One Direction também foi determinante para a “febre sul-coreana” que vemos hoje em dia. Em 2015, após a saída de Zayn, foi emitido um comunicado dizendo que eles fariam uma pausa na carreira. Com isso, muitas fãs acabaram ficando “órfãs”. Ao mesmo tempo, o BTS promovia I Need U e Dope, umas das primeiras músicas que bateram recordes na Coreia e fizeram sucesso no exterior. Sem as atividades do One Direction e se deparando com um grupo de garotos com um visual diferente, músicas pop, boas coreografias e clips bem produzidos, o interesse pelos rapazes da Big Hit Entertainment cresceu.

O que fez o BTS se tornar um fenômeno

É impossível achar que somente os motivos citados anteriormente designaram o sucesso do boy group. Na verdade, é uma grande junção de fatores que permitiu tamanha ascensão.

Continua depois da publicidade

Música, artisticidade e mensagens

Os integrantes do BTS participam efetivamente da produção de todas as músicas do grupo e fazem questão de contar uma história em cada álbum. A última trilogia chamada Love Yourself (título da atual turnê do grupo), por exemplo, fala sobre os lados do amor e a busca pelo amor próprio.

Mas não ache que essas histórias são lineares e simples de serem compreendidas. Alguns álbuns do BTS apresentam uma ligação entre si e abrem espaço para que os fãs criem teorias para entender a mensagem passada.

Além disso, o grupo costuma utilizar referências literárias em suas produções. Um exemplo é Blood, Sweat and Tears, onde o music video possui alusão a obra do alemão Hermann Hesse.

Continua depois da publicidade

Ou seja, apesar de ser pop e com um grande público adolescente, o BTS fica longe da futilidade. As mensagens transmitidas por eles chamaram tanto a atenção que o grupo foi convidado a realizar um discurso sobre juventude na Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018.

https://www.youtube.com/watch?v=LNuqqiB8n44

Armys

Na minha opinião, essa é a grande arma (não tão) secreta do sucesso do BTS: as fãs.

Desde o início da carreira, os integrantes do Bangtan se importam em manter uma relação próxima com o fandom. Em grande parte, isso é feito por meio do perfil do grupo no Twitter. Eles deixam mensagens, perguntam como as fãs estão e o que elas estão fazendo, publicam fotos e compartilham o que fizeram durante o dia.

Continua depois da publicidade

Além do Twitter, o BTS também usa vídeos (YouTube e V Live) para interagir com as Armys (nome que foi dado as fãs do grupo). Eles fazem lives, mostram bastidores da gravação de clipes, filmam pedaços da rotina e até publicam conteúdos que são engraçados ou emocionantes.

Apesar de estarem na Coreia do Sul, esse tempo dedicado as fãs faz com que elas se sintam cada vez mais próximas do grupo e se identifiquem com cada um dos membros. Eles não são apenas artistas milionários, são jovens de 20 e poucos anos que se divertem, falam besteiras e sabem transmitir seus pensamentos e sentimentos por meio da música.

O resultado dessa dedicação é visto agora. As fãs ajudaram o  BTS a ganhar a proporção que tem hoje. Elas citam o nome deles milhões de vezes nas redes sociais, fazem maratonas de votações para que eles ganhem prêmios, traduzem os vídeos e textos publicados em coreano, colocam os álbuns no topo das paradas e também são elas que estão esgotando os ingressos em grandes estádios espalhados por todo o mundo.

Alguém ainda duvida da força do BTS? Logo após os shows no Brasil, o boygroup fará dois shows no estádio de Wembley, em Londres. O primeiro esgotou em 90 minutos. O segundo ainda não abriu as vendas. Acontecem nos dias 1 e 2 de junho.

Continua depois da publicidade

E tanto Brasil como Inglaterra vão acompanhar o BTS já com disco novo. Map of The Soul: Persona será lançado no dia 12 de abril. Sim, o BTS vai longe!

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Sob a liderança de Aston Barrett Jr, o The Wailers desembarca no Brasil em outubro para shows em São Paulo (Reggae Live Station), Rio...

Agenda

O Angra fará uma pausa na carreira, entretanto, a banda ainda tem muito trabalho pela frente, como o iminente lançamento do CD e DVD...

Agenda

Após esgotar os shows dos dias 11 e 12 de abril, no Allianz Parque, em São Paulo, Gilberto Gil anunciou mais uma data no...

Agenda

Licks & Maltz, dois integrantes da formação clássica do Engenheiros do Hawaii, se reuniram após anos ausentes dos palcos para celebrar sua trajetória vitoriosa...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos