O que você está procurando?

Geral

As 100 melhores bandas de pop punk, segundo a Consequence of Sound

Vai ano e vem ano e os grandes sites sempre criam uma lista sobre as 100 melhores bandas de pop punk. Em 2019, o site americano Consequence of Sound aproveitou as primeiras datas da Warped Tour para lançar sua lista sobre o gênero.

Obviamente, não vou falar das 100 bandas aqui. Por isso, decidi comentar um pouco sobre o ranking. Por exemplo, destacar quais foram as surpresas, quem merecia um posicionamento melhor. Bem como indicar os artistas citados que merecem atenção.

Aproveite para ouvir a playlist (extensa) com algumas das bandas da lista!
Então… Hey Ho Let’s Go!

Continua depois da publicidade

Até aqui… nada de novo!

Green Day e blink-182 nas primeiras posições não é nenhuma novidade. Afinal, elas foram responsáveis por moldar o gênero. E disso, não tem como fugir. Aqui, os trios californianos ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente.

Outra coisa que é comum é injustiça com The Offspring. De acordo com Consequence of Sound, eles mereceram o 12º lugar. Mesmo sendo responsável pelo disco independente mais vendido do mundo e influencia boa parte da lista.

NOFX (13º) e Rancid (11º) importantes para a revolução do punk pop nos anos 90 até que conquistaram ótimas posições. Se for comparar com outras bandas que falarei no texto, sem dúvidas eles estão muito bem posicionados.

O verdadeiro old school pop punk

Entre uma coisa e outra que eu discordei, a lista ganhou pontos comigo por lembrar de bandas clássicas do gênero e colocar entre os cinco primeiros. Inegavelmente, Buzzcocks (5º), Descendents (4º) e Jawbreaker (3º) merecem estar entre os cinco primeiros colocados.

Continua depois da publicidade

Realmente, as três bandas foram bastante influentes para o gênero e tem um histórico incrível. E não posso esquecer que colocar The Dickies (39º), tão pouco conhecido do grande público, nesta seleção foi algo realmente incrível. Apesar de falhar feio ao esquecer de citar os Ramones.

Novidades no radar

Curiosamente, a lista traz diversas bandas de pop punk que estão no “início” da carreira a frente de grupos que marcaram gerações. Talvez seja cedo para apontar se eles mereciam tal colocação.

Mas mesmo assim, fica um alerta para acompanhar esses novos artistas. Então, minha dica é conhecer os seguintes nomes: Martha (88º), Together Pangea (60º), e Joyce Manor (25º).

A força do emo 90’s

Se aproximando do topo da lista, percebi muitas bandas importantes do emo na virada do século. Saves The Day (18º), The Get Up Kids (17º), Brand New (9º) e Jimmy Eat World (7º) mostram como essa primeira leva do emo também teve grande influência no pop punk também.

Continua depois da publicidade

Sem dúvidas, eles enfrentaram menos preconceitos do que as bandas que vieram depois.

O pop punk dos anos 2000

Grande parte das 100 bandas escolhidas são clássicos dos anos 2000 – mesmo que esquecidos hoje em dia. Lit (99º), The All-American Rejects (61º), Say Anything (44º) e The Starting Line (33º) são alguns exemplos.

Em partes, a posição de alguns realmente correspondem com a sua influência para o gênero. Ao mesmo tempo, a lista destaca bandas que começaram no pop punk e depois migraram para outros estilos. Como o Panic! At The Disco (54º), Fall Out Boy (23º) e Paramore (8º).

Underground pop punk

Para a minha alegria, o Consequence of Sound destacou diversas bandas que chamo de “underground pop punk” dos anos 2000. Ou seja, eles não tão pops para o mainstream e nem tão punks para o punk rock.

Continua depois da publicidade

Artistas que foram responsáveis por ótimos álbuns para o gênero. Mas infelizmente, ainda ficam “escondidos” em apresentações em pequenos clubes americanos. E turnês internacionais – digo, shows no Brasil – são sonhos distantes. Na lista temos ótimos exemplo como The Dopamines (98º), The Copyrights (92º) e The Ergs (14º).

A presença do hardcore melódico

Apesar de serem mais estilos que correm paralelamente, as bandas de hardcore melódico também foram citadas na lista. Surpreendentemente, No Use for a Name (95º) e Lagwagon (79º) aparecem bem atrás nesta lista. Enquanto Face to Face (47º), Pennywise (31º) e Millencolin (26º) conquistaram maior destaque.

E no fim, algumas injustiças

Logo ao abrir a lista tomei um susto ao ver Good Charlotte em 100º lugar. Apesar de não gostar da banda, reconheço sua contribuição para o pop punk. Também fiquei com um sentimento de injustiça ao ver All em 80º e Sum 41 em 75º. Sem dúvidas, as três bandas mereciam estar entre os 20 primeiros.

E o mesmo pode se dizer do New Found Glory (66º), All Time Low (63º) e MxPx (43º). Principalmente quando a lista coloca My Chemical Romance em 20º lugar e deixa de lado bandas como Real Friends e Neck Deep.

Continua depois da publicidade

Entretanto, tudo isso não tira os méritos da lista das 100 melhores bandas de pop punk da Consequence of Sound. Então, confira a lista completa aqui!

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos