Sobrevivemos ao dia 7 de outubro, dia do lançamento dos álbuns do Green Day, NOFX e Sum 41. Bom já comentei Revolution Radio aqui na semana passada. E como o Billie Joe Armstrong não gosta do termo pop punk, não vamos dar motivos para discussões, né?
First Ditch Effort é o décimo terceiro trabalho do NOFX e pode ser considerado o disco mais pessoal escrito por Fat Mike. O material tem 13 faixas que refletem bastante os últimos anos (ou meses) do baixista e líder do quarteto. Six Years on Dope e I Don’t Like Me Anymore fala um pouco sobre a ex-vida junkie do músico, por exemplo.
Como sempre, o instrumental do disco impressiona, indo do punk rock sujo como em Ditch Effort a um som mais “épico” como Generation Z. Essa última faixa encerra o disco e conta com a participação da própria filha de Fat Mike, Darla. Outros destaques são Sid and Nancy, uma história absurda sobre um affair do baixista do Sex Pistols e Nancy Reagan, e I’m So Sorry Tony, homenagem ao falecido líder do No Use For A Name.
Curiosidade: Sum 41 começou a carreira como uma banda cover de NOFX.
Agora anos depois, o Sum 41 divide a data de lançamento com bandas que o influenciou. O álbum 13 Voices é o sexto trabalho na carreira dos canadenses e traz um grupo ainda mais pesado e maduro. Não seria errado classificar como um “pop punk heavy metal”. Os singles Fake My Own Death e God Save Us All (Death to Pop) são os melhores exemplos desse “rótulo”.
O disco é “pesado” em relação ao instrumental e letras. Deryck Whibley expõe de forma poética sua recuperação dos seus problemas com abuso de álcool em 2014. War, apesar de ser uma quase balada, apresenta essa visão do mundo em que o músico luta para se manter sóbrio.
https://youtu.be/qsJrOwiyLdQ
Para terminar, vamos falar de mais um álbum que surgiu nessa semana, porém será lançado apenas no dia 14 de outubro. The 12 Habits Of Highly Defective People é o terceiro disco da carreira dos escoceses do The Murderburgers. Quem gosta de bubblegum punk, o trabalho do trio deve agradar bastante. Com letras bem humoradas sobre o cotidiano, as faixas mostram os sentimentos de uma pessoa na fase dos 20 e poucos anos.
O disco está disponível para audição no Bandcamp da gravadora Asian Man Records: