O que você está procurando?

Pop Punk Academy - Lupa Charleaux

PPA #109 – Alkaline Trio retorna as sombras em “Is This Thing Cursed?”

Desde que o vocalista e guitarrista Matt Skiba passou a ser integrante do blink-182 em 2015, os fãs do Alkaline Trio passaram a questionar sobre o futuro da banda. Será que o trio iria encerrar as atividades? Será que entraria em hiato? Ou será que seria esquecido?

Mas este ano descobrimos que o grupo continua vivo e pelas sombras. Sem avisar a ninguém, em abril, o grupo se reuniu em estúdio para gravar o seu nono disco batizado de Is This Thing Cursed?. O primeiro material em cinco anos chegou às plataformas digitais no dia 31 de agosto e tem sua versão física lançada pela Epitaph Records.

Continua depois da publicidade

Is This Thing Weird?

Em Is This Thing Cursed?, o Alkaline Trio retoma a parceria com o produtor Cameron Webb (Pennywise, Motorhead) e apresenta 13 faixas inéditas. Assim como boa parte da carreira do grupo, elas trazem influência do punk rock/punk pop com uma pitada de rock alternativo. Mas algumas coisas podem dividir um pouco as opiniões dos fãs e refletem os cinco anos longe dos estúdios.

Nas primeiras ouvidas, desconfiei se eu estava ouvindo a tracklist de forma correta. Na verdade, a impressão que passa é que Skiba e o baixista Dan Andriano parecem estar seguindo caminhos diferentes de composição. E na hora de colocar tudo junto, a ordem não criou uma sintonia entre as faixas. Porém, os fãs se acostumam com as “alterações”.

Is This Thing Nice?

Pessoalmente, sempre considerei Andriano como o compositor mais inspirado da banda. A faixa de abertura que dá nome ao disco parecia confirmar essa tradição. Entretanto, o músico apresentou muitas letras que continuam usando as “muletas sombrias” tradicionais do trio. Só que não colou tão bem quanto antigamente.

Continua depois da publicidade

As letras até se destacam em alguns momentos, como é o caso de Worn So Thin que fala sobre depressão de uma forma mais intensa. Já em Stay, o músico brinca com referências à discografia da própria banda e de outros artistas. Porém, poderia ser bem melhor.

Do outro lado, Skiba sempre teve uma linha de composição mediana. Mas, aparentemente, os anos ao lado do blink-182 foram ótimos para ele (e para sua voz também). Demon and Division, I Can’t Believe e Throw Me to the Lions apresentam letras inspiradas que casam bem com os excelentes arranjos. E o “golpe final” surge com a balada Kystalline.

Is This Thing Cursed or Cool?

No geral, Is This Thing Cursed? é um disco nostálgico. Ele faz lembrar dos primeiros trabalhos do Alkaline Trio, como Maybe I’ll Catch Fire (2000) e Good Mourning (2003). Traz excelentes arranjos, mas deixou um pouco a desejar nas letras e ficou distante do nível dos anteriores. Acabou se tornando apenas um disco “OK” na discografia.

Continua depois da publicidade

Infelizmente, a banda perdeu a sonoridade mais “leve” de This Addiction (2011) e My Shame Is True (2018). Traz de volta um clima mais soturno do começo da carreira, mas de forma mais madura. O que já era de esperar por conta do título, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Logo após presentear os fãs com faixas inéditas como All In My Head e No Fun, o Blink-182 completa seu álbum One More Time…...

Gringolândia

O Alkaline Trio compartilhou Bad Time, o segundo single de seu próximo álbum, Blood, Hair, and Eyeballs. A faixa foi inspirada em eventos aterrorizantes...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos