Parece uma grande coincidência, mas estou sempre no meio de uma viagem quando sai um novo disco da Flanders 72. Com This is a Punk Rock Club não foi diferente e as horas dentro do ônibus foram excelentes para ouvir e entender o quarto álbum do trio de São Leopoldo no Rio Grande do Sul.
Gravado no Hill Valley Studio em Porto Alegre, o material conta com 15 faixas que realmente faz você se sentir em um clube de punk rock, pois representa muito bem o que é gênero. Então, segue comigo que vou te explicar os motivos que fazem esse disco ser tão gostoso de ouvir e nostálgico ao mesmo tempo.
Isso é um clube de punk rock!
This is a Punk Rock Club é a faixa-título e, obviamente, abre o disco. E ela apresenta bem todo o conceito do álbum, pois são músicas para ouvir com os amigos e se divertir escutando os três ou quatro acordes. Call All Punk Rocker in Town segue a mesma premissa. Com um estilo meio Rancid/Pinhead Gunpowder, ela convida os fãs do hardcore e ska para se unirem e não deixarem o punk rock morrer.
Mas a cereja do bolo é Nineties. Se você viveu nos anos 90 ou é influenciado por bandas daquela geração, vai ser difícil não ficar emocionado com a letra. Um dos principais destaques do disco, essa faixa traz diversas referências do punk rock dos anos 90. Cita discos clássicos dos Ramones, Green Day, The Offspring, MxPx e The Queers. Um excelente tributo a uma das eras mais importantes do punk rock mundial.
Traga a sua cerveja!
Diversão é uma das palavras de ordem em This is a Punk Rock Club. E são várias canções que transmitem isso pelos os acordes ou pelas letras. Influenciada pela música alemã, Beer Song é uma canção de amor a cerveja e tem um sing a long que faz lembrar de Toy Dolls.
As histórias de amor “engraçadinhas” ou “fofinhas” também têm espaço. Warpzone conta a história do garoto que se apaixonou por uma menina em um fliperama e sonha que ela seja sua Player 2 para sempre. Enquanto, A Shark Took My Baby é influenciada pela surf music para narrar como um tubarão “sequestrou” a namorada do rapaz.
I Feel Better When I Listen to The Ramones é uma das faixas bônus do disco, mas para mim é a melhor de todas. O título já é autoexplicativo: tudo fica melhor quando eu escuto Ramones. E essa é uma grande verdade. Experimente qualquer dia!
Não deixe o mundo te deixar chato!
Nos discos anteriores, a Flanders 72 sempre teve a sensibilidade apurada para traduzir o que acontece no mundo. Aqui eles trouxeram três faixas incríveis nesse sentido. Boring, por exemplo, é uma mensagem direta e reta para aquelas pessoas que enchem a timeline das redes sociais com opiniões sobre tudo e não percebem o quanto são inconvenientes.
What Hell Is Going On? e Imaginary Lines são duas canções que mostram com o mundo atual está realmente muito estranho. Seja apenas no Brasil ou ao redor do globo. A primeira música expressa a sensação de quem não acredita nas coisas que vê ou ouve na rua, enquanto a segunda faixa diz como as fronteiras estão separando as pessoas e criando sentimentos desnecessários.
Aqui você encontra ajuda!
A ideia é se divertir, mas This is a Punk Rock Club fala de coisas sérias. Para quem precisa de palavras otimistas para superar os momentos difíceis da vida, o álbum tem três ótimas canções. You Don’t Know Me mostra que é complicado enfrentar a depressão, mas que é possível vencer essa batalha.
A mesma proposta é apresentada em Ana e Fly Away. Elas trazem mensagens que cada dia é um recomeço e que a mudanças podem começar aos poucos dentro do próprio quarto antes de partir para conquistar o mundo. Tudo sem cair no clichê.
Isso é um disco de punk rock!
This is a Punk Rock Club é um disco bem completo, pois apresenta letras bem escritas combinadas com um punk rock simples e direto. Sim, ele traz um pouco de nostalgia por lembrar o “punk class of ‘94”. Entretanto, a Flanders 72 tem bastante personalidade e sabe deixar sua marca nas suas músicas.
Quem participou do crowdfunding da Flanders 72 para a produção de This is a Punk Rock Club com certeza não sairá desapontado. Realmente, foi um dinheiro bem investido em uma banda nacional que sempre entrega um material de alto nível. Quem quiser colaborar com o trio, ainda dá tempo de participar o projeto no Catarse e conquistar alguns mimos.
Chega de conversa, escute This is a Punk Rock Club: