31 de outubro – Dia de Halloween! E por incrível que pareça, isso tem muito a ver com o PPA. Filmes de terror trash e ficção científica B são os temas por trás de muitas (e muitas) letras de bandas de bubblegum e punk pop, sem esquecer do horror punk.
Esse era um assunto que há muito tempo eu queria trazer para o PPA. E nada mais justo do que eu usar o post na data de hoje para falar sobre algumas bandas que adora histórias cheias de sangue, assombrações e pentagramas.
Misfits
Essa lista não poderia começar sem falar dos criadores do gênero horror punk. Fundado em 1977 pelo vocalista Glenn Danzig e o baixista Jerry Only, a proposta era simples: contar histórias de terror usando o punk rock como trilha de fundo. E foi assim que eles gravaram discos clássicos como Walk Among Us (1982) e Earth A.D./Wolfs Blood (1983).
Após a separação em 1983, a banda voltou aos palcos em 1995 com um novo vocalista – Michale Graves – e com apenas Jerry Only da formação original. E foi nesse período que o grupo mostrou ainda mais seu amor pelo terror ao convidar o diretor George A. Romero (criador da franquia A Noite dos Mortos Vivos) para dirigir o clipe de Scream!.
Ramones
Além de contar as mazelas da vida dos desajustados, todos os integrantes dos Ramones eram fãs de histórias em quadrinhos e filmes de terror B. E isso fica claro em faixas lá do começo da carreira como I Don’t Wanna Go Down to the Basement, You Should Never Have Opened That Door e Pinhead.
O ponto alto dessa ligação com o terror é Pet Sematary, inspirada no livro Cemitério Maldito de Stephen King. A curiosidade é que o autor era fã do grupo, e o grupo era fã do autor. E a música foi incluída na adaptação cinematográfica lançada em 1989.
Groovie Ghoulies
Talvez não tão conhecida no Brasil, o Groovie Ghoulies é a banda que se encaixa perfeitamente nesta lista. Fundada em 1983 por Kepi Ghoulie e sua esposa Roach Sparman tinha influência de bubblegum/surf music e boa parte das suas canções tinham a temática de terror. E foi assim até 2007, quando encerraram as atividades por conta do divórcio do casal. Importante banda da Lookout! Records, o trio lançou nove álbuns e mais uma série incontável de EPs sempre com canções bem divertidas.
Teenage Bottlerocket
Outra banda que usou bem a “fórmula Ramones” de falar sobre filmes de terror, ficção científica e histórias em quadrinhos usando apenas quatro acordes. Desde os primeiros álbuns, o terror é um assunto obrigatório em algumas faixas do Teenage Bottlerocket. E sempre são canções incríveis.
A lista é muito longa, mas vale destacar Blood Bath at Burger King, Forbidden Planet, Punk House of Horrors, Haunted House e Dead Saturday. Essa última, por exemplo, tem um clipe incrível da banda tocando para uma plateia zumbis.
Carbona
Para mim, o Carbona sempre será a banda que vai cantar a vida real usando poucos acordes e letras bem caprichadas. Mas durante esses 20 anos de carreira, o quarteto carioca soube criar histórias de terror bem interessantes e que merecem destaques. Inspirados por Ramones e até mesmo Groovie Ghoulies, eles já nos apresentaram belas canções de terror como Monsters Eats My Head, Eu Acredito em Monstros, Eu Quero Ir Para o Japão e Esqueletos em Todo Lugar.
Zumbis do Espaço
Não tem como negar a importância do Zumbis do Espaço para a cena horror punk nacional. Distante de ser um punk pop, o grupo liderado por Tor Tauil traz influências dos filmes e livros de terror e ficção científica para as suas letras inspiradas no rockabilly e outros gêneros. Com mais de 20 anos de estrada, a banda já assinou a trilha sonora do filme Crônicas de um zumbi adolescente e lançou oito discos. Além de apresentar músicas marcantes como A Marca dos 3 Nove Invertidos.
Muzzarellas
Entre músicas sobre porres e bebedeiras, os Muzzarellas também gostam de contar histórias sobre terror e massacre. E ao longo dos mais de 25 anos de estrada, o que não faltou foram letras bem inspiradas e beirando o absurdo, muito por conta paixão dos próprios integrantes pelos os filmes trash dos anos 80. The Attack of the Hippie Mutants, Cannibal Family, Killer Burgers, All Humans Are Gonna Die Tonite são algumas das ótimas referências.
https://youtu.be/0A_zbymgsjg
Cine Sinistro
Os cariocas do Cine Sinistro são os melhores exemplos da crescente cena de horror punk que existe no Brasil. Influenciados por Carbona, Zumbis do Espaço e várias outras bandas de bubblegum, eles apresentam letras tensas para contar histórias realmente assustadoras. E você pode encontrar tudo isso nos dois EPs lançados no ano passado: Cine Sinistro e Acabar com o Natal.
Bom, ainda ficou muitas – muitas mesmo – bandas de fora! Então, resolvi fazer uma playlist com mais artistas que gosta de uma coisa sangrenta, ou tem um pezinho no gore. Se só essa lista não foi suficiente, dê o play e aproveite esse momentos de terror.