PPA #49 – The Ataris, The Lillingtons, Colt 45, Bowling For Soup

Variando bastante de estilos, vamos lá com mais uma edição do Pop Punk Academy. Tem bubblegum punk, tem pop punk “early 2000”, revelação muito interessante diretamente da Inglaterra e uma banda clássica divulgando faixas do seu próximo disco.

Começo falando do retorno definitivo do The Lillingtons. A banda de bubblegum punk revelou que acabou de gravar seu novo disco no Blasting Room, estúdio que pertence a Bill Stevenson (Descendents/All). A outra novidade é que o grupo agora faz parte do casting da gravadora Fat Wreck Chords, que irá lançar o novo material até o final de 2017.

A notícia pode ter pego muita gente de surpresa, já que o EP Project 313 foi lançado há poucas semanas pela Red Scare Industries. Ou seja, um ótimo aquecimento até as novas canções surgirem.

Talvez um pouco desaparecido da mídia, os americanos do Bowling For Soup continuam vivos. A prova disso é o lançamento do clipe Don’t Be a Dick, faixa do álbum Drunk Dynasty (2016). Como o próprio título diz, o vídeo em animação é uma dica para as pessoas deixarem de ser idiotas. Canção muito oportuna tanto para o momento atual em qualquer parte do mundo.

A dica desta semana são os ingleses do Colt 45. O trio de Cumbria acaba de lançar o Single EP Reasons That You Never Smile/Your Car. E para ajudar na divulgação do material, eles postaram o vídeo da faixa do lado A do material.

O Colt 45 é muito recomendado para quem gosta de Face To Face, Hot Water Music e outras bandas de hardcore melódico, mas que “flertam” com o pop punk. Apesar de terem uma “agressividade” maior, lembrando artistas como o Cobra Skulls. Se você se interessou pela banda, fica a dica: os dois singles EPs lançados por eles até agora estão disponíveis para download no Bandcamp.

O The Ataris vem trabalhando há muitos (realmente muitos) anos em um disco chamado The Graveyard of the Atlantic. Basicamente, um Chinese Democracy do pop punk. E enquanto o material não é lançado por completo, o grupo vem liberando alguns EPs “previews” ou coletâneas com demos.

No último final de semana, a banda publicou mais um álbum coletânea chamado de Silver Turns to Rust. Ele traz quatro músicas que vão aparecer em The Graveyard of the Atlantic – incluindo a faixa-título – algumas faixas do EP October in This Railroad Earth (2016) e mais duas demos de canções inéditas.

Todas elas possuem um estilo bem próximo do que o grupo vem apresentando nos últimos anos. Porém, tem alguns diferenciais para os audiófilos: as 12 faixas foram gravadas de forma analógica usando apenas guitarras, amplificadores e microfones vintages. Além de ser capturado em um console Neve 8078 de 1978.

Escute Silver Turns to Rust e diga o que achou desse álbum tão “vintage”. Até a próxima semana.