O que você está procurando?

Pop Punk Academy - Lupa Charleaux

#PPA #67 – Todo mundo já fez cover de Ramones

Se existe uma verdade no mundo do rock é que todo mundo já fez cover de Ramones. No ensaio, por zuera ou adaptando alguma música para o seu estilo. Basicamente é uma regra entre as bandas tocar alguma canção do quarteto do Queens.

Porém, tem artistas que vão além disso. Eles dedicaram um disco ou um EP inteiro para homenagear os Ramones. E existem materiais incríveis que talvez poucas pessoas conheçam. Por isso, resolvi nesta edição do PPA selecionar cinco trabalhos que seguem essa proposta. Hey Ho Let’s Go!

Continua depois da publicidade

The Queers – Rocket to Russia (1998)

No meio dos anos 90, a gravadora americana Selfless Records convidou bandas influenciadas por Ramones para gravar álbuns tributos. Nessa série, teve Screeching Weasel regravando o disco Ramones (1992), o The Vindictives tocando Leave Home (1994) e o Mr T Experience refazendo Road to Ruin (1998). Mas sem querer desmerecer os outros trabalhos, o The Queers foi quem prestou melhor homenagem.

Apesar de ser bem fiel ao original, Rocket To Russia na versão do The Queers tem algo a mais. O trio se apropriou das canções e deixou elas com uma energia que reflete o que era o bubblegum punk dos anos 90. A sequência Sheena Is a Punk Rocker, We’re a Happy Family e Teenage Lobotomy é o melhor exemplo disso.

Continua depois da publicidade

Huntingtons – File Under Ramones (1999)

Huntingtons é uma banda americana de pop punk/punk cristã fortemente influenciada pelos Ramones. File Under Ramones foi o segundo disco de covers que eles fizeram apenas com canções de Joey e companhia. O primeiro foi Rocket to Ramonia em 1996.

Apesar de não ter nenhuma versão que se diferencie muito das originais, escolhi o disco de 1999 por sua track-list. Os clássicos mais batidos ficam de lado e dão espaço para músicas de diversas fases da banda. Incluindo faixas que eram recentes para a época como Strength To Endure, original do disco Mondo Bizarro (1992).

Continua depois da publicidade

Shonen Knife – Osaka Ramones (2011)

Certamente o disco mais curioso desta lista, pois é uma banda japonesa de bubblegum punk com vocais femininos com mais de 35 anos de estrada. Sim, o Shonen Knife tem tudo isso de carreira, além de ser uma das bandas preferidas de Kurt Cobain. O líder do Nirvana a comparou com Beatles em algumas ocasiões.

Osaka Ramones era para ser um EP especial, mas se transformou em um disco completo. Apesar de ter uma semelhança instrumental bem próxima do material original, as versões ainda possuem características próprias. O toque oriental e feminino traz um charme especial para o trabalho com uma track-list bem escolhida.

Continua depois da publicidade

New Found Glory – Mania (2013)

Em 2013, os americanos do New Found Glory lançaram o EP Mania exclusivamente na Record Store Day. As seis versões se distanciam das originais, pois contam com duas guitarras e estão mais aceleradas. E nessa mistura, as canções mantém o estilo easycore da banda, mas quase flertando com o skate punk.

Mas mesmo com todas essas mudanças, é um material interessante de ouvir. São versões cheias de energia de clássicos dos Ramones. Rockway Beach, Do You Remember Rock ‘N’ Roll Radio? e The KKK Took My Baby Away deve, agradar os ouvidos do pessoal mais novo tanto quanto as originais. Mas isso não quer dizer que elas são melhores.

Continua depois da publicidade

Operation Ivy – Ramones EP (1987)

Deixei esse EP por último pois na verdade ele é um bootleg com uma qualidade bem baixa, mas que vale a curiosidade. Lançado em 1987 por uma gravadora alemã, Ramones EP traz uma apresentação do Operation Ivy fazendo suas versões de Ramones no lendário Gilman Street em Berkeley, Califórnia.

Esse material é um ótimo exemplo como uma banda de ska punk (e pouca experiência) conseguiu adaptar as canções para o seu estilo. Apesar do desconforto claro na voz de Jesse Michaels, vale destacar a “banda de apoio”. Por exemplo, a empolgação de Tim Armstrong nos backvocals e o baixo pesado de Matt Freeman chamando a atenção.

Bom, existem vários outros tributos aos Ramones. Assim como excelentes coletâneas que reúnem diversos outros artistas tocando pelo menos uma canção da banda. Esses foram apenas alguns álbuns e EPs que achei interessante compartilhar e espero que tenham gostado. Até a próxima semana!

Continua depois da publicidade

https://youtu.be/74g7scf8xtI

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

A segunda edição do Viva + Rock será realizada nesta quarta-feira (25), das 17h às 21h, na Concha Acústica Vicente de Carvalho (orla do...

BR

Se você achava impossível unir o punk rock dos Ramones ao som característico do ukulele, o músico argentino Nacho Martin mostra que você está...

Gringolândia

The Queers lançou um álbum de covers na sexta-feira (24) pela Cleopatra Records. Reverberation traz releituras punk bubble-gum de grandes nomes do rock. Em...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos