O que você está procurando?

Primeiro Acorde - Bia Viana

Dolly Parton: a eterna Rainha do Country

Homenageada na 61ª edição do Grammy no último domingo (10), Dolly Parton relembrou os melhores momentos de sua carreira junto à afilhada Miley Cyrus. Mais conhecida pelo trabalho na música country, Dolly também é atriz e filantropa.

Nascida em 1946, Dolly foi a quarta filha entre seus 12 irmãos. Cresceu em uma fazenda em Locust Ridge, uma comunidade próxima às montanhas em Sevierville, no Tennessee. A vida no campo lhe inspirou a compor e cantar desde a infância, contando com apoio familiar. Seu principal aliado foi seu tio, Bill Owens, que lhe ajudou a começar no ramo musical.

Continua depois da publicidade

A família de Dolly sempre esteve na igreja, e foi nela que a artista realizou suas primeiras performances, a partir dos seis anos. Aos sete, já tocava uma guitarra feita em casa, até que seu tio comprasse uma guitarra de verdade no ano seguinte. Aos 10 anos, Dolly já se apresentava nos programas de rádio locais, almejando as gravações autorais.

Com 13 anos, gravou seu primeiro single, Puppy Love, em uma gravadora da Louisiana, a Goldband Records. Nesta idade, conheceu Johnny Cash; o ídolo a encorajou a seguir seus instintos musicais e persistir na música. Seu talento musical era visível a todos, e não foi difícil para Parton decolar em uma carreira de múltiplos sucessos.

Depois de se formar no Ensino Médio, Dolly mudou-se para Nashville, o berço das estrelas country. Começou sua carreira profissional como compositora, escrevendo singles marcantes como Put It Off Until Tomorrow, interpretada por Bill Philips em 1966 (que conta com participação de Dolly na harmonia, mas não foi creditada).

Continua depois da publicidade

Em 1965, com 19 anos, Dolly assinou contrato com a Monument Records para começar sua carreira como cantora. Seu primeiro single country, Dumb Blonde, alcançou a 24ª posição na parada country americana em 1967. Something Fishy foi ainda mais longe, alcançando a 17ª posição. Ambas as canções fazem parte de seu primeiro álbum, Hello, I’m Dolly (1967). O primeiro álbum aguçou a curiosidade dos críticos, que viram potencial na voz da artista.

Um dos pontos de maior sucesso em sua carreira foi a participação no The Porter Wagoner Show, ainda em 1967. Seus duetos com Wagoner decolaram, levando Dolly Parton ao topo das paradas. A partir de 1970, sua carreira solo começou a decolar: singles como Coat of Many Colors (1971), Touch Your Woman (1972), My Tennessee Mountain Home (1973) e Travelin’ Man (1973) foram alguns de seus primeiros sucessos.

Foi em 1973 que Dolly lançou Jolene, um dos maiores sucessos de sua carreira musical. A canção alcançou o topo da Hot 100 americana e lançou Parton nas paradas britânicas, conquistando a sétima posição do ranking alguns anos depois de seu lançamento. Graças ao sucesso de Jolene, Dolly deixou a parceria com Wagoner na televisão. Say Forever You’ll Be Mine (1975) foi o último álbum gravado pela dupla.

Continua depois da publicidade

Em 1974, já tinha três singles estrelando as paradas country: Jolene, I Will Always Love You (lembrada na voz de Whitney Houston, que regravou a canção anos depois como parte da trilha sonora do filme O Guarda-Costas, de 1992) e Love Is Like a Butterfly. Até 1980, Dolly foi uma presença marcante nos Top 10 da Música Country. Outro empreendimento de sucesso foi a criação de seu próprio show de variedades, Dolly!, que mesmo durando uma única temporada, lhe rendeu ótima audiência.

Sua voz doce e timbre suave são seus principais destaques. Dolly percorre todas as nuances harmônicas sem medo, sempre alcançando suas notas da forma mais doce possível. Ao longo de sua carreira, foi projetando sua extensão vocal, combinando elementos do country e pop com gospel e bluegrass. Suas canções inspiraram artistas dos mais diversos gêneros musicais, incluindo P!nk, Taylor Swift e Carrie Underwood.

Com a atenção dos holofotes, chegou o momento de focar no mainstream. All I Can Do (1976), seu primeiro álbum pop, veio para conquistar diferentes públicos. Com New Harvest… First Gathering (1977), trabalhou sozinha na produção e buscou ainda mais novidades. A escolha rendeu ótimas regravações de clássicos do pop e R&B, como My Girl e Higher and Higher, mas foi um fracasso de vendas.

Continua depois da publicidade

Dolly entrou em contato com o produtor pop Gary Klein, responsável por produções de renome com artistas como Barbra Streisand e Johnny Cash. Desta parceria, veio Here You Come Again (1977), seu primeiro álbum a alcançar um milhão de vendas. O disco foi um divisor de águas na carreira de Dolly, que desde então começou a ocupar espaço nas paradas country e pop simultaneamente.

Em 1978, a cantora venceu seu primeiro Grammy por Melhor Performance Country. Mais hits vieram a seguir, como Heartbreaker (1978), Baby I’m Burning (1979), You’re The Only One (1979) e Sweet Summer Lovin (1979). Seu sucesso comercial alcançou o ápice em 1980, com o lançamento de três hits figurando em primeiro lugar nas paradas country: Starting Over Again (escrita por Donna Summer), Old Flames Can’t Hold a Candle to You e 9 to 5. A última canção também ficou conhecida como tema do filme Como Eliminar Seu Chefe (1980), estrelado por Jane Fonda e Lily Tomlin. Em 1981, 9 to 5 foi nomeada ao Oscar de Melhor Canção Original.

A Dollywood Foundation, criada em meados de 1980, foi seu primeiro trabalho filantrópico. A fundação ajuda a arrecadar dinheiro para o tratamento de doenças infantis. Com a Imagination Library, outro programa relacionado à Fundação, e Dolly incentiva a educação infantil, oferecendo livros para 1600 comunidades locais nos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália. Em 2018, Dolly foi homenageada pela Biblioteca do Congresso pelo envio de 100 milhões de livros para crianças.

Continua depois da publicidade

Inúmeros sucessos marcam a carreira de Dolly Parton, contando com hits solo, apresentações memoráveis e parcerias renomadas. Um grande momento dos anos 1980 foi seu dueto com Kenny Rogers, na canção Islands in the Stream, escrita e produzida pelos Bee Gees. O álbum Trio (1987), sucesso de crítica, foi considerado um revitalizador de sua carreira, que voltou a orientar-se para o country, mas com elementos contemporâneos.

Ao todo, Dolly Parton realizou 42 gravações em estúdio em sua carreira. Também participou de vários filmes, incluindo Hannah Montana (2006), sucesso da Disney que lançou a carreira musical de sua afilhada. Outro de seus maiores feitos foi a construção de um parque temático no Tennessee chamado Dollywood, que conta com inúmeras atrações musicais inspiradas nas origens do country.

Continua depois da publicidade

Seu último álbum lançado foi I Believe in You (2017), que teve todos seus proveitos revertidos para ajudar a Imagination Library. Este foi seu primeiro disco infantil, com lyric videos lançados em parceria com a VEVO para as 13 canções. Entre elas, estão alguns dos maiores clássicos de sua carreira, como Coat of Many Colors. Em 2018, Dolly compôs e interpretou a trilha sonora do filme Dumplin’ (2018), que conta com participações de Elle King, Miranda Lambert, Sia, entre outras. O single Girl in the Movies foi indicado na última edição do Globo de Ouro como Melhor Canção Original.

Dona de oito Grammys e 47 indicações ao longo da carreira, Dolly surpreendeu o público do 61º Grammy com uma série de apresentações. A homenagem à artista reuniu cinco canções marcantes de sua carreira: Here You Come Again, interpretada por Katy Perry e Kacey Musgraves com participação de Parton; Jolene, inteiramente cantada por Parton e Cyrus em um dueto emocionante; After the Gold Rush, com Parton, Cyrus e Maren Morris; Red Shoes, com Parton e o quarteto Little Big Town; e, por fim, todos os intérpretes juntos para a canção 9 to 5.

Dolly Parton compõe o Country Music Hall of Fame desde 1999, além de inúmeras outras homenagens. Compôs mais de 3.000 músicas durante sua carreira, e é uma das poucas artistas nomeadas em todas as quatro principais premiações americanas – Oscar, Grammy, Tony e Emmy. Com uma carreira de ilustre sucesso e hits apaixonantes, não era de se esperar que continue a ser prestigiada pelos novos artistas e fãs de música country. Com 60 anos de carreira e muito amor pela música, Dolly Parton é – e sempre será – a Rainha do Country.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

A maior celebração da música fará parte da temporada de prêmios na TNT e HBO Max neste domingo (4), com transmissão ao vivo do...

Gringolândia

A lendária Dolly Parton anunciou a chegada de seu novo álbum, Rockstar, para novembro. Na última sexta-feira (18), a cantora lançou uma releitura de...

Gringolândia

Um dos maiores nomes da música country americana Dolly Parton, de 77 anos, prepara o lançamento do álbum Rockstar, previsto para 17 de novembro....

Gringolândia

Em comemoração ao 60º aniversário dos Rolling Stones, algumas das maiores estrelas do Country se reuniram para o tributo Stoned Cold Country, um álbum...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos