O que você está procurando?

Primeiro Acorde - Bia Viana

Discografias feministas [Parte 1]

Muitas artistas aproveitam seu poder de fala para promover discursos positivos. Seja no universo rock, pop, rap ou em outros gêneros, há muitas mulheres dando voz à causas que importam. Muitos desses discursos acabam envoltos pelo empoderamento, que traz à tona muitos assuntos que precisam ser discutidos socialmente.

Seja na análise de desigualdades de gênero, na denúncia de violências ou na promoção do amor próprio e “soridário”, muitas mulheres estão espalhando o bem por aí. Juntas, essas artistas e bandas conseguem passar suas mensagens adiante e criar redes solidárias.

Continua depois da publicidade

Para aproveitar o mês da mulher, trago a vocês uma lista com discos altamente recomendados para mulheres poderosas – e claro, homens que apoiam essa causa e curtem um som de qualidade. Vamos lá?

Private Dancer (1984), Tina Turner

Dona de uma voz poderosa e muita coragem, Tina Turner passou por muitas mudanças. Quando se divorciou de Ike Turner em 1976, ela se libertou de uma vida de sofrimento. Era abusada constantemente, e conseguiu fugir do ex-marido quando ele adormeceu num quarto de hotel. Tina nunca olhou para trás, sem dinheiro ou um lar para retornar. Perdeu tudo no divórcio, mas lutou para conquistar sua independência.

Anos depois, o trabalho foi recompensado com as conquistas de Private Dancer. Seu quinto álbum foi o de maior sucesso em toda sua carreira, e figura hoje entre os mais vendidos do mundo. Conquistou prêmios, os topos das paradas, as capas de revista. Com canções sinceras, Tina deu a volta por cima e inspirou muitas mulheres com sua história de superação.

Destaques: Better Be Good To Me, What’s Love Got To Do With It?, Show Some Respect

Continua depois da publicidade

Pussy Whipped (1993), Bikini Kill

Declaradamente feministas, Bikini Kill veio ao mundo para jogar verdades na nossa cara. Com seu álbum de estreia, Pussy Whipped, levantaram suas bandeiras. Como um manifesto pela liberdade das mulheres no punk rock, o álbum foi uma das principais obras do movimento punk Riot Grrrl, iniciado nos anos 1990 na cena underground. A ampla visão social da Bikini Kill inspirou várias bandas nas gerações seguintes a ocuparem seus espaços pelos palcos. É importante prestar atenção nas letras dessas canções, que trazem de forma ríspida e valente críticas ao machismo e à violência de gênero.

Destaques: Rebel Girl, Star Bellied Boy, Magnet, Star Fish

Continua depois da publicidade

Confident (2015), Demi Lovato

Conhecida por seu trabalho filantrópico com instituições infantis e envolvimento em causas sociais, Demi Lovato coloca seus valores (e seu coração) em suas canções. Entre a estrela pop de musicais da Disney até a diva engajada em causas sociais, a cantora amadureceu e demonstrou isso em suas canções. Mesmo quando sua vida pessoal repercutiu mais que seu trabalho, Demi tratou abertamente sobre muitas questões, como sua sexualidade, problemas com vícios e depressão.

Confident é a fase mais confiante de sua vida, como o próprio nome diz, o que se refletiu em canções empoderas, com forte carga emocional e mensagens importantes. Além disso, seu visual também mudou, demonstrando aquela boa dose de amor próprio que todo mundo merece experimentar.

Destaques: Confident, Stone Cold, Lionheart, Father

Continua depois da publicidade

Selvática (2015), Karina Buhr

Vocais rasgados em poesia. Arranjos reinventados no punk rock. Um pouco de música num enorme manifesto político. A música de Karina Buhr é tão necessária no Brasil e no mundo que fica difícil esquecer seus versos. Em seu trabalho de maior peso, Selvática, a cantora faz uma análise profunda sobre as injustiças construídas contra as mulheres na sociedade. Ela investe em um discurso sobre o cotidiano, debatendo o papel da mulher na sociedade.  Privilégios masculinos, desafios femininos e muitas faces da realidade da mulher brasileira são discutidas aqui. Não vale só ouvir, mas escutar atentamente às muitas falas embutidas na sua narrativa musical.

Destaques: Eu Sou Um Monstro, Conta Gotas, Pic Nic, Rimã

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Em meio a uma trajetória marcada por grandes sucessos, os Acústicos & Valvulados retornam ao cenário musical com uma faixa que traduz resiliência e...

BR

Uma das bandas mais comentadas no underground carioca, a Venuz mostra no clipe de 3AM que nada melhor do que a noite para esquecer...

BR

O pop e o coração partido têm inspirado inúmeros sucessos icônicos, como “Someone Like You” de Adele, “Wrecking Ball” de Miley Cyrus e “Without...

BR

A GuardaMar, banda de rock alternativo criada em Aracaju (Sergipe) em 2022, retomou os lançamentos com o single Sina, o quarto da carreira, que...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos