O que você está procurando?

Primeiro Acorde - Bia Viana

The Pretenders: a voz da resiliência

Nem todas as bandas de abertura podem ser consideradas pequenas. Às vezes, você só não associa o nome do grupo com aquele milhão de músicas que você adora ouvir na rádio mas que nunca soube direito quem tocava. É exatamente isso que o anúncio da turnê de Phil Collins pela América Latina trouxe na bagagem: a oportunidade perfeita para conhecer melhor os Pretenders, que serão a atração de abertura, acompanhando os shows do Rio de Janeiro até Porto Rico.

Misturando punk rock e new wave de maneira leve e dançante, o grupo inglês embalou hits que fizeram parte de nossas vidas: sucessos como Middle Of The Road (1984), Back On The Chain Gang (1982) e Don’t Get Me Wrong (1986) embalaram trilhas melódicas de muitos filmes e comerciais.

Continua depois da publicidade

A formação original da banda contava com Chrissie Hynde no vocal e guitarra rítmica, James Honeyman-Scott na guitarra, vocais e teclados, Pete Farndon no baixo e Martin Chambers na bateria, percussão e vocais. Entre idas e vindas, a história do grupo é conturbada pela formação inconstante. Farndon e Honeyman-Scott faleceram em sequência, respectivamente em 1982 e 1983, ambos com problemas relacionados a drogas. Os Pretenders estavam no auge da carreira, destacados pela revista Rolling Stone como grande revelação de 1980. A queda era dada como certa.

Porém, aos trancos e barrancos, a banda persistiu. O grande segredo? A resiliência de Hynde, frontwoman da banda, que retomou as atividades e manteve os trens nos trilhos. Sua força de vontade fez com que os Pretenders completassem dez álbuns de estúdio em 2016 com Alone, um desafio imenso para a banda que teve seu fim previsto duas vezes graças às tragédias que cruzaram seu caminho. Durante sua carreira, os Pretenders trabalharam com grandes nomes como Faith Hill, Blondie e Stevie Nicks, além de se apresentar em festivais como Live Aid (1985). Além disso, foram inseridos no Rock and Roll Hall of Fame em 2005 junto ao U2.

Continua depois da publicidade

Considerado um “poderoso retorno” pelos jornais The Mirror e The Guardian, o som agitado de “Alone”, embalado pelos vocais inconfundíveis de Hynde, nos leva de volta ao começo, numa viagem aos anos 1980.

A grande compositora sustenta uma carreira tão criativa e versátil que esse poderoso retorno não poderia soar tão inesperado. Sua potência vocal abriu portas aos Pretenders e também contribuiu com a influência feminina no cenário do rock. Ao mesmo tempo em que quebrou barreiras no estilo, ela se aventurou em outros gêneros musicais e embarcou fundo na versatilidade. Trabalhou com Neil Young, Morrissey, John McEnroe, Ringo Starr e Frank Sinatra. Até morou em São Paulo em 2004, enquanto investia em uma parceria com o músico Moreno Veloso.

Com mais de 25 milhões de álbuns vendidos, os Pretenders tocam o som que domina as ondas do new wave. Não há nada que soe como eles. E se você duvida, te convido a visitar alguns momentos marcantes:

Continua depois da publicidade

Onde você pode ter ouvido:

  • A música “Don’t Get Me Wrong” fez parte da trilha sonora do filme O Diário de Bridget Jones (2001);
  • Hynde participou de um dueto com a banda UB40 do clássico “I Got You Babe” (1965), de Sonny e Cher;
  • A frontwoman também fez uma apresentação no episódio “The One with the Baby on the Bus” [2×6], da série F.R.I.E.N.D.S, onde tocou uma versão acústica de “Angel of the Morning” (1981), de Juice Newton.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

A GuardaMar, banda de rock alternativo criada em Aracaju (Sergipe) em 2022, retomou os lançamentos com o single Sina, o quarto da carreira, que...

Agenda

Nesta sexta-feira (16), a partir das 20 horas, o Dantas Music Bar recebe as bandas Suburbia (Green Day Cover) e SubPop (Tributo ao Pop-Punk/Emo...

BR

A Scumbags, banda referência de punk rock em Santa Catarina, lança o single Through this Sidewalk, que integrará o seu segundo álbum de estúdio,...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos