NUNO MINDELIS
Foto: Braden Piper
Eu já contei aqui que o meu instrumento predileto é o piano? Se quando pequeno eu tivesse tido um é possível que a história tivesse sido outra. Embora… eu seja quase do tempo do surgimento da guitarra, certamente teria sido arrebatado fosse como fosse.
Vamos falar de Jon Cleary? Começarei dizendo que é o meu pianista de blues contemporâneo predileto. É difícil, a esta altura do campeonato, eu impressionar-me ou ser vulnerável a influências contemporâneas. A gente apenas gosta, mais ou menos. Quem tem mais de 40 ou 50 sabe do que estou falando. Mas há casos em que isso é ampliado. É este.
Inglês de nascença, Cleary mudou-se para New Orleans há 20 anos, para estudar a música e cultura daquela região. De lá para cá já tocou com Bonnie Raitt, Taj Mahal, B.B.King, Ryan Adams.
Teve suas músicas gravadas por Taj Mahall, Bonnie Raitt e, mais recentemente, por John Scofield, com quem também andou fazendo uns shows. E tinha o respeito de Allen Toussaint (se você não é familiarizado com o nome, dê uma olhada na biografia).
Em 2016, Jon lançou um álbum, Go Go Juyce, que ganhou o Grammy Best Regional Music Roots Album. Pouco? Mas não é desse álbum que falarei. Farei isso depois. Por incrível que pareça, é sobre um show que, na minha opinião, deveria virar um disco. Com urgência.
Portanto, sugiro transformar todo o conteúdo dele, que está no Youtube, em WAV ou MP3 (fácil, se tiver dúvidas deixe um recado e explicarei), pegue umas fotos de Jon e o nome das músicas e faça um álbum para deixar no carro. Ou toque no celular 3/4G via bluetooth, com speakers decentes, o que mais lhe fizer a cabeça. Trata-se do show que ele fez no Jazz San Javier (Espanha), em 2016.
É inacreditável o que aconteceu ali. A qualidade já é de CD , todos os instrumentos muito bem captados e audibilidade master. Banda impecável, cujo nome é The Absolute Monster Gentleman. Nada mais correto, em termos de nome para o grupo. Todos cantam, fazem backing vocals perfeitos, o repertório idem. Surpreendente. É muito som, é muito talento. É muito bom.
Ao piano, Jon é uma aula para pós-pós graduados em tempo permanente. Embora não tenha sido o caso neste show, também toca guitarra.
O video no Youtube tem apenas 15.599 views. O vídeo da entrega do Grammy tem 2.862. Assim rapidamente, o vídeo dele que tem mais views que encontrei na rede tem 40k . A maioria tem 12, 13, 15k. Alguns têm 200 views. Novos tempos? Tempos diferentes?
Faça um favor a si mesmo, ouça este extraordinário artista que, além de enriquecer o seu acervo pessoal, ainda poderá servir como influência para os seus amigos, filhos, netos, novas gerações.
Abraxx