NUNO MINDELIS
Foto: Richard Stow
Pois é, se você gosta de rock pesado, bem pesado e das antigas, este disco é para você. Tecnicamente impecável, tudo de acordo com o figurino, os músicos são macacos velhíssimos que sabem fazer a coisa como ninguém. Parte da Black Star Riders é Thin Lizzy (que ainda existe e faz show aqui e ali, poucos, consta) e outra parte é Alice Cooper.
O disco atingiu número 6 nos charts do Reino Unido. É interessante imaginar como isso pôde acontecer. Talvez seja um dos trabalhos mais anacrônicos que já ouvi nos últimos tempos. Blues de Chicago, dos anos 1960, parece mais novo, acredite. A faixa 1, título homônimo, tem até a sirene tipo bombing warning da Segunda Guerra, como o Grand Funk usou em Paranoid. Detalhe: há quase 50 anos. Putz , só de falar nisto fiquei empolgado! Que sonzeira! Ops, mas agora falava Black Star Riders, preciso voltar a ele e, quem sabe, gostar. Gostarei?
https://www.youtube.com/watch?v=vdcs7F-MWhA
Eu disse antes que Thin Lizzy ainda existe e faz shows muito esporadicamente, mas os seus integrantes decidiram fazer o Riders. E isto é que me encuca. O release aponta que o projeto “é o próximo passo na evolução da história do Thin Lizzy”. Eufemismo? E se a leitura for Thin Lizzy parece não estar funcionando mais, sem shows, vamos trocar o nome e ver se emplaca?
Seja o que for , a música é bem feita, mas me pergunto por que não cuidar da ‘evolução do Thin Lizzy’ a partir da reciclagem dela própria e não trocando o nome do grupo. Por que não chamar, no máximo, de New Thin Lizzy e ingressar no século 21 como fizeram Jefferson Starship (Jefferson Airplane) e Fleetwood Mac (que nem trocou o nome)? E detalhe 2, esses fizeram isso antes do século 21 até.
Black Star Riders é sonzeira? É. Peca pela fraqueza das composições, parecem todas iguais , refrões mais que previsíveis e clichês, mas está tudo lá, bons vocais, boas guitarras, baixos, baterias.
Por que será que não me emocionei? Tanto quanto como quando me lembrei de Paranoid, por causa da sirene lugubre? Acho que sei: o Grand Funk não conseguirá fazer outro Paranoid, o Steppenwolf não conseguirá fazer outro Pusher, o Pink Floyd não conseguirá fazer outro Comfortably Numb… O Thin Lizzy não conseguirá fazer outro Thin Lizzy.
Abraço, pessoas!