O que você está procurando?

Radar - Nuno Mindelis

Radar #45 – Marcia Ball – Shine Bright

NUNO MINDELIS

Quer sonzeira? Põe para tocar este disco de Marcia Ball, fresquinho, de 2018. Quem é ela? Nascida em Orange (Texas) e criada na Louisiana, arrasa no piano estilo New Orleans, sua marca registrada. Professor Longhair e Fats Domino são duas de suas grandes inspirações na infância. Neste disco há vários exemplos disso, que apontarei adiante.

Continua depois da publicidade

Mas não fica por aí, como todos os pós-graduados em seja o que for. Aliás, parêntesis aqui, sempre aconselho jovens aspirantes sobre os melhores caminhos para se aprender música: domine um estilo completamente, a partir desse processo aprenderá a aprender sozinho e será quase automático abraçar estilos correlatos com a mesma proficiência. Se, ao contrário, dispersar na largada, acabará por tocar só mediamente um amontoado de coisa e não terá assinatura. Aprender a escrever corretamente a língua Pátria desde criancinha (parece que acabou isso, infelizmente) não tem outro sentido que não esse exatamente: fazer com que a partir desse aprendizado primordial bem feito, a pessoa aprenda a aprender sozinha e a ‘cultura’ tão alardeada (e tão em falta) seja um resultado quase automático dele.

Voltando à Marcia: a base foi New Orleans, aprendeu completamente, donde domina a coisa toda, boogie-woogie, soul, blues, Chicago – blues, tudo. E canta muito bem, com voz suficiente para o recado.

Shine Bright , a primeira faixa, é um petardo que eu poderia ouvir por trinta vezes seguidas. I Got To Find Somebody (segunda) é uma das que prometi ressaltar como influência de New Orleans Piano, outro petardo. They Don’t Make It Like That (terceira) é um shuffle-canção, digamos, mas o piano também denuncia New Orleans. Em Life Of The Party (quarta) não é só o piano que é New Orleans, a coisa toda é uma festa da Louisiana, Mardi Gras, com ecos claros nos ancestrais africanos que povoaram Congo Square, levados como escravos e colonizados pelos franceses.

Continua depois da publicidade

What Would I do Without You, quinta faixa, é uma delícia, bem cantada para caramba, bem escolhida para o momento do disco, um piano irretocável (com Marcia, apontar piano irretocável é chover no molhado, mas dá vontade de dizer o tempo todo. Como é bom ouvir um instrumento tocado em alta medida) A ela segue-se outra levada de piano New Orleans (When The Mardi Gras is Over) para deixar Dr.John orgulhoso com certeza.

Pots and Pans (oitava) ‘groova’ pra caramba! Eita, coisa bonita e bem feita. O disco é todo assim, confira!

Continua depois da publicidade

Se você ainda é dos que valorizam o esforço pessoal, o estudo do instrumento, a dedicação, o perfeccionismo e o virtuosismo dos músicos, tudo isso sem esquecer as melodias, harmonias e ritmos arrebatadores, vai gostar!

Abraxxx!

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

Horas antes do início do último show da The Future Past World Tour, no Allianz Parque, em São Paulo, o Iron Maiden fez um...

Especiais

Quase sete anos depois de sua estreia no Brasil, a banda dinamarquesa Volbeat retornou ao país como convidada especial dos dois shows finais da...

BR

Três anos depois do lançamento de Barco Futuro, sucessor do álbum visual A Trilha da Trilha, o músico e escritor Juliano Costa (Primos Distantes,...

BR

O cantor, compositor e quadrinista Camilo Solano lançou seu álbum de estreia, Quase Tudo Mundo, com produção musical de Yuri Queiroga. Dialogando com as...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos