Nossas redes

O que você está procurando ?

colina fest 2018
colina fest 2018

Especiais

Colina Fest 2018: por que você deve sair de casa para assistir seus amigos

Fotos e vídeo: Luiz Gustavo

Ainda era 5 de agosto quando meu celular vibrou com uma mensagem do vocalista e guitarrista da Atlante, Yago Jacques. “MENINA, eu sonhei uma parada muito engraçada contigo, sério”, dizia. Nele, eu estava em um show da banda e escrevia uma resenha péssima sobre a apresentação. “Eu nunca faria isso, vocês são incríveis”, retruquei. Foi quando Yago se deu conta que eu nunca havia ido a um show da Atlante – um vacilo imperdoável.

Assim é que fiquei sabendo da organização do Colina Fest, que marcaria o lançamento oficial do mais novo EP da Atlante, o Belavista. O line-up era regional e imperdível: VidaIncerta, Nenhum Caetano e Depois da Tempestade. Por isso, na noite do último sábado (22), eu não teria outro lugar para estar além do Balacobaco Boteco, no Centro de Santos.

Publicidade

O primeiro artista a se apresentar no festival foi Gilberto Junior, o VidaIncerta. O show no Colina Fest foi o primeiro desde o lançamento oficial de seu EP de estreia, Pessoa TóxicaCom a riqueza do trap, as levadas de hip hop e R&B, as letras sobre frustrações pessoais, decepções amorosas e depressão, o músico santista envolveu o público em uma performance bastante expressiva e intimista.

Na sequência, foi a vez do trio Nenhum Caetano, formado por Luiz Fernando, Luiz Kelevra e Luciana Moreira. O som, que mistura referências do dream pop, shoegaze e post-punk é a pedida perfeita para quem curte bandas do gênero, em especial a americana Title Fight.

Essa influência é sentida em músicas como Endecha e Violeta, do EP Acontece Sempre Isso (2017). Endecha, em particular, é uma música com letra e sinceridade incríveis. A vibe introspectiva do show ainda contou com músicas novas, que serão lançadas no próximo disco, ainda sem previsão de lançamento. Entre essas, Tem Que Ser Assim chama atenção pela melodia alegre.

Antes da atração principal, a Depois da Tempestade tomou conta do palco. Ou melhor, do palco e um pouco da pista. Isso porque a movimentação e energia dos santistas era tamanha que exigia uma interação a mais. Eles abriram a apresentação com o single Do Inferno à Imensidão, viciante, lançado este ano.

Publicidade

Embalados pelo público, cantaram também Mente Livre Infinita Maré, do EP Mutáv3l (2015), além de Juno e Aproveita a Vista. Esta última contou com a participação do vocalista da Atlante, Yago Jacques, e colocou todo mundo para cantar junto.

No encerramento da apresentação, o vocalista Victor Birkett sintetizou o que o Colina Fest é (e foi, claro), para todos que estavam no Balacobaco. “Apoie seus amigos, isso é muito importante!”, disse. O Colina foi feito entre amigos, para amigos, e essa foi a característica mais marcante do evento.

Às 23h, foi a vez da Atlante subir ao palco do Balacobaco. Dona da noite, formada no Morro do José Menino por Yago Jacques (vocal e guitarra), Kevin Willian (baixo) e Raphael Santana (bateria), a banda estava tomada por uma alegria muito grande de ver o festival que organizou finalmente acontecer.

Agradecendo sempre aos amigos pela presença e pela casa cheia, abriram o show com 29, música presente no novo EP. Na sequência, veio Combustível, que injetou uma dose de energia no público. A faixa foi o principal single do Belavista e tem um refrão impossível de não cantar junto, aos gritos.

Publicidade

A setlist não podia ficar sem músicas do EP Novo Horizonte (2016). Antes de tocar as primeiras notas de Convergência, Yago tocou em um assunto importante à medida em que as eleições deste ano se aproximam. Falou sobre a importância de se lutar contra o que é errado, se posicionar sobre assuntos que interferem em nossa vida cotidiana e pensar de forma crítica sobre o voto. “Essa música é dedicada para quem pensa numa revolução real”, disse. A faixa não poderia se encaixar melhor no contexto. O vocalista deixou o palco e desceu para cantar junto do público.

Momentos como esse deram o tom da apresentação, que envolveu muita amizade, sorrisos, brincadeiras e agradecimentos. Em um deles, a banda se dirigiu diretamente a alguns amigos e familiares especiais, entre eles pessoas que vieram de longe apenas para participar do fest. A próxima música, A Missão, foi dedicada a todas as pessoas queridas. Por isso, antes de começarem, convidaram VidaIncerta ao palco para dividir o microfone.

Quem conhece o som da Atlante e acompanha suas apresentações, sabe da amizade e carinho que tem pela Cefa, duo curitibano de rock alternativo formado por Gabe Oliveira e Caio Weber. A parceria é tamanha que já tocaram juntos em algumas apresentações e já trouxeram a banda para uma apresentação em Santos. Por isso, em homenagem à dupla, tocaram um cover… que, para eles, já nem é mais tão cover assim: Despedidas. 

Para fechar a noite, escolheram Fantasmas, presente no novo EP. Yago fez uma pausa para falar sobre o Setembro Amarelo, a importância de apoiar os amigos e mostrá-los que nunca estão sozinhos. “O Setembro Amarelo é uma iniciativa legal, mas devemos ser solícitos com nossos amigos e as pessoas que amamos o ano inteiro. Com certeza tem alguém que ama você!”. Todos cantaram em coro o refrão “Ah, se eu pudesse olhar por trás de todo esse caos, o que eu enxergaria? / Não há mais nada ao redor / Se essa tempestade me tirasse mais, será que ainda estaria aqui?”.

Publicidade

O Colina Fest foi uma oportunidade de celebrar pessoas queridas, de descobrir novos sons autorais incríveis feitos aqui mesmo, na Baixada Santista. A troca foi intensa e revigorante. Vida longa ao Colina Fest! Que venham os próximos!

https://www.facebook.com/kevinatlante/videos/2094361147255031/

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

A banda Depois da Tempestade volta à cena com seu segundo disco de estúdio, Luto por Esperanza, com produção de André Freitas e disponível...

BR

A banda santista Depois da Tempestade lançou o videoclipe da canção Barganha, terceiro single do álbum Luto por Esperanza. O single conta com a...

BR

É preciso ter muita resiliência para enfrentar a dor da perda. Este é o tema do próximo álbum da Depois da Tempestade, intitulado Luto...

BR

Indomável León é o novo videoclipe da Depois da Tempestade, antecipando seu segundo álbum, Luto por Esperanza. O clipe, produzido pela Sina Filmes e...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos