O que você está procurando?

Especiais

Ira! acústico, luxuoso e histórico no Coliseu

Com ótima acústica, visual luxoso e décadas de história, o Teatro Coliseu foi o abrigo perfeito para a passagem da tour Ira! Folk em Santos (SP), afinal estes adjetivos também cabem ao momento do conjunto: acústico, luxuoso e histórico.

O núcleo base do grupo – sem trocadilhos – resgata clássicos e canções obscuras de sua carreira e as apresenta em formato quase unplugged. Quase, pois Edgard Scandurra virtuoso que é, usa e abusa de efeitos, pedais e distorções no violão, criando sonoridades plurais nas novas vestes das músicas.

Inclusive encarar o folk como rótulo musical para a tour é muito pouco, pois nos arranjos temos uma enorme gama de estilos misturados, tudo com a assinatura musical de Edgard, claro. Um show a parte, como sempre.

Continua depois da publicidade

A força melódica e poética das canções saltam aos ouvidos, assim despidas, e o público não fez por menos, cantando junto, batendo palmas e trocando com a banda naquela hora e meia de apresentação de pouco papo e muito som.

É claro, clássicos como Dias De Luta, O Girassol, Eu Quero Sempre Mais, Tarde Vazia, Flores em Você ou Envelheço na Cidade, arrancam maior feedback do público, mas as releituras de Perigo – faixa quase punk, de 1993, aqui com novíssima roupagem; Receita Para Se Fazer um Herói – tocada como um belíssimo ska a beira mar; ou Boneca de Cera – resgatada em uma tocante interpretação vocal; também merecem menção, e dão o diferencial no set-list da tour.

Neste formato enxuto, mas ainda assim classudo, o Ira! renova suas possibilidades na estrada, resgata seu catálogo e faz justiça ao poder de suas composições mesmo despidas da mega-produção de um acústico MTV, ou da energia transbordante de um overdrive e uma bateria.

Em Ira! Folk, é fácil entender o porque Edgard Scandurra é dos maiores compositores e guitarristas da história do Brasil, e Nasi, seu perfeito side-kick, um crooner sem precedentes. A música, o radical dela, o violão e voz, falam mais alto do que qualquer outra coisa.

Continua depois da publicidade

Foto: Fran Oliveira

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Entrevistas

Comemorando os 40 anos de carreira, mais precisamente do lançamento do primeiro álbum do Kid Abelha, Seu Espião (1983), Paula Toller retorna a Santos,...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos