Fotos: Camila Cara/Divulgação/Lollapalooza
Pela segunda vez no Brasil após uma participação pouco visada no Rock In Rio de 2015, a dupla britânica de stoner rock Royal Blood fez o público dançar intensamente antes de sua apresentação no Lollapalooza Brasil deste ano, que aconteceu na sexta-feira. Antes de chegar à pista do Autódromo de Interlagos, a dupla de baixo e bateria formada por Mike Kerr e Ben Thatcher se apresentou no Cine Joia com direito à casa cheia.
O público estava apreensivo com a performance do vocalista e baixista, Mike Kerr, que estava andando de muletas após se machucar em uma de suas últimas apresentações. Quem o viu subir ao palco do Cine Joia à passos vagarosos e instáveis, apoiando-se nela, se surpreendeu quando ele recuperou a postura de repente e jogou a muleta no chão, em sinal de força. Uma muleta não seria capaz de tirar a energia dos músicos, que deram início à apresentação com a faixa empolgante Where Are You Now?.
As notas graves do baixo de Kerr e a bateria pulsante e incisiva de Thatcher surpreendem quem não é capaz de entender como um som tão poderoso pode vir de apenas dois instrumentos. O caso é que seu contrabaixo ora funciona como tal e ora assume o papel de uma guitarra de quatro cordas. Além disso, a troca de instrumentos entre as músicas é intensa – tarefa que exige concentração e apoio técnico de primeira.
A setlist do show contou com os principais sucessos de seus dois discos: Royal Blood (2014) e How Do We Get So Dark? (2017). Como muitos fãs já esperavam, canções como Lights Out, I Only Lie When I Love You, She’s Creeping e Figure It Out foram alguns pontos altos do show, em que o público dançou com toda a energia que estava contida desde a última apresentação.
Durante os pouco mais de 80 minutos de show, houve poucas oportunidades de diálogo entre fãs e banda. A principal delas aconteceu após a faixa Blood Hands, em que Kerr afirmou que nos últimos dias a banda tinha tocado para plateias enormes no Lollapalooza Argentina, mas ele preferia os públicos pequenos. “Cada um de vocês que está aqui hoje vale por milhares de pessoas!”, gritou.
Na maior parte das vezes, o fim de uma canção e o começo de outra era marcado apenas pelas distorções dos instrumentos de Kerr e o aceno de Thatcher para os fãs. A troca de olhares entre os músicos era intensa e, muitas vezes, parecia que os dois tocavam sozinhos, tamanha era a intimidade musical entre a dupla. Isso provou que dois músicos também valiam por uma banda inteira.
Após uma hora de espetáculo, o baixista se despediu do público, se apoiou novamente em sua muleta e desceu as escadas em direção ao camarim, acompanhado do baterista. A luz do Cine Joia insistia em não anunciar o fim da apresentação, o que indicava a volta da banda para o bis.
Três outras músicas, entre elas o sucesso Ten Tonne Skeleton, garantiram mais 20 minutos de dança intensa. Antes de se retiraram de vez do palco, os integrantes agradeceram à platéia e, ao escutar seu nome sendo gritado insistentemente pelos fãs, Ben Thatcher se atirou em direção à plateia para finalizar a noite.
Sequência no Lolla
No dia seguinte, o Royal Blood retornou a um palco paulistano. Escalado para o fim da tarde no Onix, o duo manteve a energia apresentada no Cine Joia, mas com um repertório menor. “Eu disse isso ontem, mas volto a dizer: São Paulo é um lugar muito bom para fazer música”.
I Only Lie When I Love You, presente há meses na parada da Billboard, foi muito festejada pelo público. Entre uma canção e outra, o duo mostrava um pouco de sua técnica com números individuais no baixo e bateria.
No fim, Thatcher repetiu a dose e foi para cima do público. Cumprimentou vários fãs, arremessou baquetas e parecia muito deslumbrado com o apoio do público.
Setlist no Cine Joia:
Where Are You Now?
Lights Out
Come On Over
You Can Be So Cruel
I Only Lie When I Love You
She’s Creeping
Little Monster
Hook, Line & Sinker
Blood Hands
Hole In Your Heart
Figure It Out
Ten Tonne Skeleton
Out Of The Black
Setlist no Lolla
Where Are You Now?
Lights Out
Come on Over
You Can Be So Cruel
I Only Lie When I Love You
Little Monster
Hook, Line & Sinker
Hole in Your Heart
Ten Tonne Skeleton
Figure It Out
Out of the Black