O que você está procurando?

Resenha de Shows

The National agrada com influências do pós-punk britânico

EDUARDO CAVALCANTI
Foto: Camila Cara/Divulgação

Poderia ser uma banda pós-punk de Londres – mais provavelmente, Manchester -, melancólica e intensa, do início dos anos 1980. Mas os cinco integrantes do The National são americanos de Ohio, um lugar que jamais foi confundido com alguma das mecas do rock.

Continua depois da publicidade

O som que eles fazem não é uma simples cópia de bandas como Joy Division – a referência mais imediata quando se ouve o National. Eles absorveram a tendência ao desespero emocional de Ian Curtis e do New Order inicial, mas vão além em termos de vigor sonoro.

O show que fizeram no início da noite deste sábado (24), no segundo dia do Lollapalooza, foi impecável no comprometimento com a sinceridade emocional de seus álbuns. Uma qualidade reforçada pelo ótimo Sleep Well Beast, lançado no ano passado.

Foi dele boa parte do repertório do show, e não poderia ser diferente com um trabalho que faturou o Grammy de melhor álbum de indie rock. Mesmo assim, o National não dependeria dele para fazer uma das melhores apresentações do festival.

Com sete álbuns desde 2001, a banda exibe ao vivo as melhores virtudes da cena conhecida como ‘pós-punk revival’, do começo dos anos 2000. Não é pouco, quando se leva em conta o fiasco da apresentação de seus contemporâneos, os Strokes, na edição do ano passado do Lolla.

Continua depois da publicidade

Ao contrário de Julian Casablancas, o vocalista Matt Berninger canta com a convicção de quem vê a própria música como um simples exercício de estilo. Ele tem a aparência de um professor veterano e canta as canções da banda como se fossem lições de existencialismo.

O National garantiu, na prática, outra aula de como fazer um show à altura do que se espera de uma grande banda de rock. Algo que, como o Lolla não cansa de mostrar, está longe de ser tão fácil quanto parece.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

Sob a liderança de Aston Barrett Jr, o The Wailers desembarca no Brasil em outubro para shows em São Paulo (Reggae Live Station), Rio...

Agenda

A cantora e compositora Erykah Badu, aclamada mundialmente como a rainha do neo-soul, está de volta ao Brasil para um show em São Paulo....

Agenda

Música de concerto e rock alternativo se unem em apresentações em São Paulo. A Nova Orquestra recria o álbum clássico Ok Computer, do Radiohead,...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos