Um dos principais vocalistas do metal brasileiro, Andre Matos morreu neste sábado (8). O músico de 47 anos foi vocalista de diversas bandas importantes do cenário nacional, como Viper, Angra e Shaman.
A notícia da morte foi confirmada por Ricardo Confessori, atual baterista do Shaman, em uma publicação no Instagram. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.
A última apresentação de Andre Matos foi no último domingo (2), no Espaço das Américas. Na ocasião, o Shaman foi uma das bandas de abertura do FreePass Metal Festival. Além disso, o vocalista foi convidado para se apresentar ao lado da banda alemã Avantasia, principal atração da noite.
A carreira de Andre Matos
Andre Matos iniciou sua carreira com a banda de heavy metal paulista Viper, ocupando o posto até 1990. Em 1991, o músico fundou o Angra ao lado de André Linhares e Rafael Bittencourt. Por problemas com os empresários, ele deixou a banda em 2000.
Ainda nos anos 90, Andre Matos foi sondado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden. Na ocasião, o músico participou de um concurso para ser a voz da banda britânica.
Após deixar o Angra, ainda no ano 2000, o vocalista fundou o Shaman. Junto do baixista Luis Mariutti e do baterista Ricardo Confessori, o projeto durou até o ano de 2006. Desde então, Andre Matos passou a investir na sua carreira solo.
E anos mais tarde, em 2011, foi convidado para participar do supergrupo Sympfonia ao lado do guitarrista finlandês Timo Tolkki. Bem como participou de algumas reuniões com o Viper em 2012.
Desde 2013, o Shaman retornou com sua formação original para diversas turnês comemorativas. Por exemplo, a banda se apresentaria em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), no dia 13 de julho – Dia Internacional do Rock.