A terceira edição da coluna Cervejas do Rock traz o peso do metal. Luciano Oliveira, criador do blog Lamparinada, fecha o mês de março comentando sobre a Trooper, a cerveja do Iron Maiden.
Lembrando que essa coluna sobre as rock beers é uma parceria do Blog N’Roll com o Lamparinada e a 7ª Avenida – Empório de Cervejas.
Com vocês, os comentários de Luciano Oliveira:
A sua hora chegará! Em algum momento você irá beber algo diferente pois, a revolução cervejeira chegou para ficar. Prove a “Premium British Beer”, sua língua estava congelada (pelas sub zeros da vida) e agora, você tem algo a dizer. A Trooper (Robinsons) te deixa de joelhos e então, o que você vai fazer? Diga adeus a gravidade. Nada que você beba, será mais a mesma coisa.
The Trooper nos portões do amanhecer, indica a você o caminho. No aroma, o malte fica bem evidente e faz lembrar caramelo, um pouco torrado. Com três tipos de lúpulo na receita (Bobec, Cascade e Goldings), o cítrico é bem marcante. Na boca, é possível sentir o malte bem carregado, contrastando com o amargor do lúpulo que vai secando de leve a boca.
Boa representante do estilo, ótima opção para se conhecer a escola inglesa de cerveja e curtir o som da banda. Vale lembrar que a Tropper foi aprovada pelo líder da banda Bruce Dickson como você pode ver no vídeo abaixo. Ou seja, uma cerveja feita para o grupo e para os fãs.
- Cerveja: Trooper (Robinsons)
- Estilo: Special/Premium Bitter
- Álcool: 4,7%
- Volume: 500 ml
- Sugestão de harmonização: pizza de lombo canadense, bacalhau, hambúrguer.
- Onde Comprar: 7ª Avenida
Você pode encontrar a Colorado Titãs e outras Rock Beers na 7ª Avenida Empório de Cervejas em Santos.
Se interessou por cervejas artesanais? Clique aqui para conhecer o blog Lamparinada.
SOBRE O IRON MAIDEN
Fundando em 1975 pelo baixista Steve Harris, o Iron Maiden é um dos principais nomes do Heavy Metal mundial. A banda começou a carreira na cidade de Leyton, próximo a capital britânica, Londres. Mas apenas no começo da década de 80, o grupo alcançou sucesso com os albuns de estreia Iron Maiden (1980) e Killers (1981).
E desde os primeiros trabalhos, a tradicional figura da múmia Eddie sempre esteve presente nas artes relacionadas ao Iron Maiden. E o logo tornou-se um dos principais ícones do rock.
Na época, a banda tinha como frontman Paul Di’Anno. Mas por conta do seus problemas com drogas, o músico foi demitido logo após a turnê de divulgação do segundo disco. Porém, o grupo não teve dificuldade em encontrar um substituto a altura.
Em março de 1982 é lançado The Number of the Beast. Além de ser um dos clássicos do Iron Maiden, o disco marcou a estreia do vocalista Bruce Dickinson. Em pouco tempo, a faixa-título e o single Run To The Hills se tornaram os principais hits da carreira do grupo. Em 2010, o álbum alcançou a marca de 14 milhões de cópias mundiais.
A cada novo álbum, o Iron Maiden engatava pelo menos um novo hit. É o caso de The Trooper (Piece of Mind, 1983) e 2 Minutes to Midnight (Powerslave, 1984). A banda também continuava a parceria com o produtor Martin Birch, que os acompanhava desde de Killers.
Em 1992, o grupo lança Fear of the Dark. Apesar do sucesso com a faixa-título, ele pode ser considerado como um disco de várias “despedidas”. Além de er último trabalho produzido por Birch, no ano seguinte Dickinson deixa a banda para seguir carreira solo.
Sai Dickinson e entra Blaze Bayley. E o Iron Maiden enfrenta a fase de menor sucesso comercial. Durante esse tempo, o grupo lança os álbuns The X Factor (1995) e Virtual XI (1998). Ambos tiveram baixas vendas e os fãs só devem lembrar do single Man on the Edge.
Diante dessa situação, Harris começou a pensar em um substituto para Bayley. Seguindo sugestões, o músico entra em contato com Dickinson que concorda em retornar para a banda. Em 2000 sai o álbum Brave New World, cuja a extensa turnê incluiu a apresentação no Rock In Rio 2001 para mais de 25 mil pessoas.
Com um legado consagrado, o Iron Maiden continuou a produzir grandes trabalhos de alta qualidade nos últimos anos. O último trabalho de estúdio foi The Final Frontier (2010), que traz o single El Dorado. A faixa ganhou o Grammy de Melhor Performance de Metal em 2011.
A atual formação do Iron Maiden é: Bruck Dickinson (vocal), Steve Harris (baixo), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Janick Gers (guitarra) e Nicko McBrain (bateria).