Asco, banda santista de punk, divulgou nesta segunda-feira (25) um mini documentário sobre sua turnê na Europa. A Eurotour 2020 apresentou ao mundo o último EP O Pior Cenário Possível, lançado em dezembro do ano passado.
Entre os dias 27 de fevereiro e 13 de março, a turnê passou por oito cidades: Hamburgo e Oldenburg (Alemanha), Montpellier e Saint-Etiénne (França), Amsterdã e Utrecht (Holanda) e Kolín (República Tcheca).
Com edição de Catharina Caporar, o mini documentário exibe as apresentações e passeios da banda pelos países europeus. Além disso, mostra as pausas para a alimentação, muita diversão e a visita ao Allianz Arena, na Alemanha.
Atualmente, a banda é formada por Leandro Campos (voz), Eder Camargo (guitarra), Willians Pereira (baixo) e Willians “Jurema” Cruz (bateria).
Eurotour 2020
Primeiramente, surgiu o convite para tocarem no Fight Night Festival, em Landshut, na Alemanha. Assim, buscaram outras datas para fazerem mais shows pela Europa. Isso com a ajuda de Xandão, baterista da banda Andralls e dono da On Fire Booking, agência que leva bandas brasileiras para tocar na Europa.
“No fim aconteceu que não rolou da gente tocar no Fight Night, mas a gente seguiu para a tour assim mesmo”, conta Leandro.
O quarteto estava ansioso com a turnê. Foi a primeira vez tocando no exterior. “Sempre ouvimos coisas muito boas do público da Europa. A nossa expectativa era conseguir uma resposta positiva do público e a gente conseguiu atingir. Mostramos o nosso som e o pessoal gostou”, diz o vocalista.
Questionado sobre a barreira da língua, ele conta que houve uma boa recepção do público. “Alguns até vinham conversar falando que traduziram as letras e gostaram dos temas, outros tiravam dúvidas sobre letras específicas”.
Leandro acredita que isso se deve à posição política da Asco, além de ser comum apresentações de artistas latinos por lá. “A gente faz questão de deixar claro que somos uma banda antifascista, então o pessoal sabendo o nosso posicionamento ficou mais relaxado”.
No show de Hamburgo, no Alhambra (antigo cinema e atual espaço cultural), dois punks subiram no palco durante o show, abraçando e dançando com Leandro, houve até um beijo. Depois ainda derrubaram cerveja no guitarrista: “o Eder ficou puto da vida”.
Coronavírus cancela shows da turnê
O contágio do covid-19, no entanto, atrapalhou os planos da banda, cancelando seis shows do fim da turnê europeia. Após a volta ao país natal, iriam gravar um videoclipe.
“Tínhamos alguns shows marcados e pretendíamos emendar uma tour um pouco mais robusta aqui pelo Brasil. Infelizmente a pandemia deu uma segurada nesses projetos”, afirma o cantor.
Por fim, a banda agradece a todo o pessoal que ajudou de alguma forma. “Podem esperar que quando der uma folga nessa pandemia (que pelo jeito ainda vai longe), nós vamos voltar com força total, lançando materiais e fazendo shows adoidado por aí”, finaliza Leandro.
Abaixo, assista ao mini documentário da Asco na Eurotour 2020: