O B-boy Mingueta, 49 anos, vai trazer o tema “Meu olhar periférico na cultura hip hop”, nesta segunda (27). A transmissão acontece às 20h, no Facebook da Semana do Hip Hop de Santos. O dançarino que reside atualmente em Praia Grande vai trazer a visão de um Old School.
“O tema se refere a visão sobre a minha vida no meio do hip hop, já que cada old school teve histórias diferentes em cada estado ou município”, afirma.
Atualmente, Mingueta também é professor de história. Ele vai resumir a história do breaking, como chegou ao Brasil e como era difícil ter acesso a informação na época. Além disso, ele também vai falar sobre a Red Crazy Crew, da qual ainda faz parte.
Vivências
Mingueta esteve presente na criação da Red Crazy Crew em 1984. A Crew foi uma das primeiras a ser fundada na Baixada Santista e em São Paulo e com os quatro elementos do hip hop. O nome surgiu após a realização de muitos encontros que a galera dos bairros parque São Vicente, Catarina, Vila Margarida, em São Vicente, e outros faziam em 1983.
“O ponto de encontro era o Galpão do Marinho, em São Vicente, onde os dançarinos de São Paulo e da Baixada Santista se reuniam para treinar e trocar informações”.
Reconhecer quem veio antes
Mingueta ressalta a importância da nova geração saber a história do hip hop e ouvir quem estava lá, como é seu caso.
“Fico indignado quando falo sobre a história do hip hop e falo que fiz parte disso. O que espero é um estranhamento dos alunos, mas o professor acaba ficando no vácuo. Eu penso: já fiquei várias vezes de frente com o Afrika Bambaataa e eu não domino o inglês, mas queria perguntar tantas coisas. O cara é o livro, não preciso ler o livro. Ele pode passar tantas coisas para mim que não está escrito nos livros”.
Para ele, essa atenção que a galera da nova geração pode conceder é questão do reconhecimento. “Lá atrás tiveram aqueles que indiretamente participaram. E aqueles que lutaram, foram linha de frente. Fui umas seis vezes para cadeia por causa de break. Se eu fiz alguma coisa errada? Não! Só me vestia diferente, não seguia o esteriótipo”.
Acompanhe a live do Mingueta no Facebook da Semana:
Facebook: https://www.facebook.com/semanadohiphopsantos/
Instagram: https://www.instagram.com/smhiphop013/
Twitter: https://twitter.com/smhiphop013