Beto O’Rourke: um punk rocker candidato à presidência dos EUA

Nas eleições de 2016, Bernie Sanders era o candidato à presidência dos Estados Unidos mais comentado entre os artistas ligados ao punk rock. Parece que em 2020, outro nome vai circular entre os favoritos para substituir Donald Trump na Casa Branca: Beto O’ Rourke.

Na última semana, o congressista do Texas de 46 anos lançou a campanha com a intenção de ser o representante dos democratas nas eleições que acontecem no próximo ano. Porém, seu perfil bem diferente dos demais, até mesmo de Barack Obama, chama atenção até de quem não está envolvido com a política americana.

Punk Rock e Skate

Nos anos 90, O’Rourke foi o baixista do Foss, banda de punk rock de El Paso que tinha Cedric Bixler-Zavala (The Mars Volta/ At the Drive-In) como baterista e vocalista. Em agosto do ano passado, alguns Twitter de extrema direita tentaram manchar sua campanha ao senado americano divulgando seu passado punk rocker – e ele andando de skate no estacionamento de um fast food nos dias de hoje.

Contudo, essa ação teve um efeito ao contrário, pois ajudou a trazer de volta materiais raros da esquecida banda – e colocar o candidato ainda mais em destaque. O site da revista Rolling Stone nos Estados Unidos, por exemplo, divulgou a faixa Rise, do EP The El Paso Pussycats (1993).

DIY e Country Rock

Com isso já é possível imaginar a influência da cultura DIY na personalidade do político americano. Algo que ele sempre exaltou ao longo da sua carreira. Em entrevista para o site Vanity Fair, O’Rourke confessou que sempre admirou Ian MacKaye, frontman do Minor Threat e Fugazi – além de ser o dono da clássica Dischord Records.

“Eu tenho muito respeito por ele, é uma pessoa que tem uma grande importância na minha vida. Ele realmente representa um jeito super ético, não apenas por estar em uma das minhas bandas favorita ou gerenciar um selo independente, ou por realizar shows. Mas apenas pela forma que ele vive”, comenta O’Rourke.

O gosto musical do democrata não limita-se apenas ao punk rock. O site americano Consequence of Sound reuniu vários momentos curiosos do político. Por exemplo, ele fazendo air drumming enquanto ouvia The Who logo antes de pedir um lanche em um drive-thru, bem como já foi visto aproveitando bastante um show do Metallica na pista como um fã qualquer.

No ano passado, durante a sua campanha para o senado, O’Rourke subiu ao palco com Willie Nelson e tentou cantar o clássico On The Road Again.

Teremos um punk rocker na Casa Branca?

Atualmente, qualquer pessoa que fizer uma pesquisa no Google sobre Beto O’Rourke vai encontrar mais notícias mistas sobre sua vida política e sua vida punk rocker. No YouTube, por exemplo, tem uma série de vídeos do Foss que estão ligados diretamente ao congressista.

Ainda é cedo para saber se Beto O’Rourke chegará à Casa Branca, mas sem dúvidas é um político americano que vale a pena acompanhar sua história e trajetória – política e musical. Como seria incrível ver um punk rocker assumindo a presidência e tirando um típico bully do posto mais alto dos Estados Unidos.

Escute The El Paso Pussycats na íntegra!